São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem é o melhor?

Quem é o melhor?
EDUARDO OHATA

EDUARDO OHATA

Quem é o melhor? Oscar de la Hoya, campeão dos meio-médios pelo CMB (Conselho Mundial de Boxe), ou Roy Jones Jr., titular dos meio-pesados pela mesma entidade e um dos maiores talentos a emergir no boxe nos últimos anos.
Como a realização de um combate envolvendo ambos é impossível por causa da diferença de peso, fãs e especialistas se baseiam no que cada um conseguiu fazer até hoje em suas respectivas carreiras.
Até o momento, De la Hoya vinha levando vantagem. Campeão em três categorias diferentes de peso (quatro, se for considerado o cinturão dos superpenas da Organização Mundial), tem vitória sobre o legendário Júlio César Chávez.
Mas sempre venceu lutadores que vinham subindo de peso -John John Molina, Genaro Hernandez e James Leija, que eram superpenas, na categoria dos leves, e Miguel Angel González, ex-leve, nos meio-médios-ligeiros. Quanto a Chávez, ele havia visto dias melhores antes da derrota para Oscar De la Hoya, em 1996.
Enquanto isso, está quase tudo pronto para que Ike Quartey e Félix Trinidad, respectivamente campeões pela AMB (Associação Mundial de Boxe) e FIB (Federação Internacional de Boxe) unifiquem os títulos. E Oscar fica apenas na espera.
"Está claro que não preciso deles para ser um sucesso comercial", disse após nocautear o francês Patrick Charpentier -um desafiante fraco-, em sua última luta, quando atraiu mais de 45 mil pessoas.
Ele deveria considerar que seu lugar na história do boxe será julgado pela qualidade dos adversários que bateu.
Roy Jones, por outro lado, após período sem grande brilho, está fazendo algo a respeito. No próximo mês unifica parcialmente o cinturão de sua categoria com o campeão pela AMB, Lou del Valle. Com isso, deve tornar-se unanimidade como melhor lutador da atualidade.

Texto Anterior: Campeão do Aberto da França cai na 2ª rodada de Wimbledon
Próximo Texto: Ganês; Polonês; Norte-americano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.