São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bom acabamento credencia 'Cyrano'

MÔNICA RODRIGUES COSTA

"Cyrano e Roxane", em cartaz no Tuquinha, contém os ingredientes de que em geral as crianças gostam em um espetáculo, como lutas com espada e figurinos de época (século 17).
A peça destaca-se pelo esforço do Núcleo de Pesquisa Teatral do Tuca em proporcionar ao público uma montagem de bom acabamento. A música é ao vivo, a cenografia funciona -tudo gira em torno de uma carroça e um banco de convento- e o texto é cuidadoso.
Fiel à trama original, o enredo põe em relevo o espírito irônico do poeta Edmond Rostand (1868-1918) na representação do protagonista, o soldado poeta Cyrano de Bergerac, apaixonado pela prima Roxane e a quem ela confia seus segredos amorosos. Entre os dois há o belo soldado Christian de Neuvillette, com quem Roxane deseja se casar.
Cyrano e Christian compõem a imagem do homem ideal, pois reúnem beleza e inteligência para alimentar as fantasias dessa donzela. Bergerac escreve cartas a Roxane em nome de Christian. É essa a chave e a graça do espetáculo. Os argumentos espirituosos e as metáforas amorosas seduzem Roxane e os espectadores, ainda que o imenso nariz usado pelo ator Zé Du Rennó, que faz Cyrano, atrapalhe sua dicção e a audição das falas do personagem.

** CYRANO E ROXANE Texto: Edmond Ronstand. Direção: Pablo Moreira. Com: Zé Du Rennó e Priscila Oliveira. Tuquinha (r. Monte Alegre, 1.024, Perdizes, região noroeste. tel. 3670-8453). 100 lugares. Sáb. e dom.: 16h. Indicada para crianças de 9 a 12 anos. Até julho. 80 min. Ingr.: R$ 10.

Texto Anterior: Denise Stoklos desobedece
Próximo Texto: Japoneses vêem SP no Lasar Segall
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.