São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queijo, carne e chocolate

JOSIMAR MELO

Os loucos por fondues passam o ano esperando o frio para mergulhar no seu prato preferido. Que pode ser apreciado em várias versões numa mesma refeição.
Não é fácil. Primeiro a fondue tradicional, de queijos transformados em massa fumegante e cremosa, onde cada començal mergulha pedaços de pão presos por longo garfinhos. Quem deixa cair o pão na panela paga uma deliciosa penalidade -beber num trago só o 'trou normand', uma dose de aguardente de cereja (kirsch).
Os aficionados prosseguem com a fondue de carne -que a rigor não tem nada "fondue" (referência ao queijo fundido), mas repete o ritual: numa panela com óleo quente são mergulhados pedaços de carne (ou frango, ou camarão...).
Para terminar, a fondue de chocolate, uma calda quente onde mergulham-se frutas ou marshmallow. Missão cumprida: o inverno oficialmente começou.

Texto Anterior: VEJA AS OPÇÕES DE PRATOS PARA O INVERNO
Próximo Texto: Cenário ganha da cozinha no Giovedi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.