São Paulo, domingo, 28 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ninguém menstrua em minha casa, afirma Coutinho

AURELIANO BIANCARELLI; LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O médico Elsimar Coutinho quer passar para a história como o homem que acabou com a menstruação. "Esse reconhecimento virá, mas não agora", afirma. "Vai ser muito bom para as mulheres poder optar entre menstruar e não menstruar. Não serão mais escravas do sangramento."
Aos 68 anos, cinco filhos -três mulheres- e cinco netos -duas meninas-, Coutinho diz que ninguém menstrua em sua casa. Sua segunda mulher, com quem vive há 14 anos, se apaixonou por ele e pela possibilidade de não menstruar, conta o médico.
A neta mais velha, de 15 anos, não menstruou ainda graças à prática diária de esporte, afirma.
Membro de várias sociedades médico-científicas no Brasil e no exterior, Coutinho é visto como "polêmico" e "brilhante" pelos seus colegas, homens e mulheres. À frente do Ceparh, Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana de Salvador, ele tem no currículo a descoberta do uso anticoncepcional da medroxiprogesterona (AMP) ainda em 1963.
Coutinho afirma também ter estado à frente da equipe que primeiro desenvolveu o Norplant, implante considerado um dos mais modernos métodos anticoncepcionais. O Norplant, em uso em vários países europeus, não foi ainda autorizado no Brasil.
Na Bahia, Coutinho divide seus finais de semana entre passeios a cavalo em sua fazenda no recôncavo baiano e viagens ao mar em seu veleiro de 15 metros.
(AB e LM)

Texto Anterior: Exercícios são novo método
Próximo Texto: Mulheres defendem direito de ser "de lua"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.