São Paulo, domingo, 28 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tempo de uso determina escolha do móvel

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem disse que trabalho e casa não combinam? Conciliar as duas coisas é mais simples do que parece. O escritório doméstico pode ser equipado e funcional, adaptado às necessidades de cada um, sem comprometer o conforto e a beleza da residência.
Para tanto, é preciso decidir quais são as prioridades. Segundo o decorador Fernando Piva, 27, os cômodos transformados em escritório exigem iluminação e móveis ergonômicos por atenderem principalmente pessoas que trabalham em período integral.
Já os cantos de trabalho montados no canto do quarto ou da sala são, para ele, ideais para quem tem pouco espaço ou trabalha apenas por algumas horas. Por esse motivo, o mobiliário pode ser mais simples e menos equipado.
Depois de definir o espaço e a necessidade de uso, chega a hora de escolher os móveis.
Layde Tuono, 41, decoradora de interiores, diz que móveis muito grandes ou de cores fortes, que se destacam, precisam de espaço -portanto, não ficam bem em cantos ou cômodos pequenos.
Para a decoradora Sandra Picciotto, 25, o conforto é essencial. "O espaço de trabalho dentro de casa precisa ser aconchegante, despojado e mais personalizado do que um escritório comercial."
Ela sugere o uso de móveis com dupla função, que possam ser usados em outros ambientes.
Dessa forma, uma escrivaninha pode ser utilizada como mesa de apoio e a cadeira do "home office" vai para a cozinha ou para a sala.
Lojas especializadas
A maioria das lojas tem móveis para escritório que podem ser adaptados ao "home office". Além disso, sempre existe a possibilidade de contratar um bom marceneiro e ter móveis sob medida.
Lojas como Forma, Italma, Voko, Giroflex e Steelcase têm escritórios semiprontos para a casa -com mesas, cadeiras, luminárias e detalhes integrados.
Elas têm também linhas para escritórios comerciais que, com algumas mudanças, podem ser adaptadas para o ambiente doméstico. É possível, por exemplo, alterar a medida das mesas e dos painéis laterais.
Lojas como Tok&Stok, Cequipel, Tocco e Artven oferecem racks e escrivaninhas mais simples e econômicos, mas suficientes para quem vai montar uma estação de trabalho em um canto do quarto ou vai utilizá-la por poucas horas.

Onde encontrar - Artven: (011) 5589-4434; Casa da Prateleira: (011) 853-9699; Cequipel: (041) 382-4244; Forma: (011) 816-7233; Giroflex: (011) 211-4111; Italma: (011) 883-7711; Steelcase: (011) 820-9009; Tocco: (011) 816-5500; Tok&Stok: 0800-160161; Voko: (011) 421-4533.

Texto Anterior: CARTA
Próximo Texto: Mobiliário incorpora as novidades tecnológicas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.