São Paulo, terça-feira, 30 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico vê Ronaldinho gordo

ALEXANDRE GIMENEZ; JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO; MARCELO DAMATO; MÁRIO MAGALHÃES
DOS ENVIADOS A LÉSIGNY

Lídio Toledo liberou duas latas de cerveja por jogador no churrasco de ontem, mas teme aumento de peso do atacante

O atacante Ronaldinho tem mostrado lentidão nos jogos não devido a problemas no joelho esquerdo, mas ao aumento de peso.
A opinião é do ortopedista Lídio Toledo, chefe do departamento médico da seleção brasileira.
Ele fez a afirmação ao ser questionado sobre a falta de velocidade de Ronaldinho, especialmente no primeiro tempo, na partida em que o Brasil goleou o Chile por 4 a 1, no sábado.
O jogador, de acordo com o médico, tem um músculo do lado externo da coxa esquerda muito desenvolvido, por motivos hereditários ou por atividade física precoce e intensa.
Como o músculo interno não se desenvolveu tanto, há um desequilíbrio que provoca dores no tendão da rótula.
"Mas o problema do Ronaldo não é esse", afirmou Lídio Toledo.
"Ele está lento. Vou observar o seu peso. Talvez tenha que treinar um pouco mais, fazer um regimezinho. Tudo vai depender da balança. Vou conversar com os preparadores físicos. Em dois dias podemos resolver o problema", avalia Toledo.
"A impressão é que o problema é de peso", disse o médico: "Acho que ele está um pouquinho gordo".
Na opinião do chefe do departamento médico da seleção, é possível que o aumento de peso de Ronaldinho tenha origem em razões psicológicas.
"Há uma carga grande em cima dele, que é um rapaz jovem e está sendo observado."
Lídio Toledo fez as declarações de manhã, após o treino da equipe no campo do Château de Grande Romaine, hotel onde a seleção se hospeda em Lésigny.
Churrasco
Em seguida, começaria um churrasco para toda a delegação. Não havia veto de consumo de carnes para Ronaldinho, que não compareceu à área reservada para entrevistas.
Além da carne, cada jogador poderia beber duas latas de cerveja. A autorização foi dada por Lídio Toledo. Na campanha do tetracampeonato, em 94, nos EUA, o consumo de cerveja também era autorizado nos dias de churrasco na concentração.
Nos quartos do château, as geladeirinhas só têm água -cerveja e refrigerantes são proibidos. A restrição a refrigerantes decorre, principalmente, pelo temor de que os atletas engordem demasiadamente. "A cerveja não fará mal nenhum no churrasco. Será apenas um tempero a mais".
Toledo lembrou que na Copa da Alemanha (74) havia proibição total de consumo de cerveja e de visita das mulheres dos atletas à delegação brasileira.
"Nós sabíamos que alemães e holandeses tomavam cerveja, às vezes até nos vestiários. Eles também recebiam visitas das suas mulheres. Nós proibíamos tudo. Resultado: os alemães e os holandeses foram os primeiros colocados, e nós perdemos; eles beberam, e nós não; eles namoraram, e os nosso jogadores ficaram sozinhos", afirmou, aos risos.
Na França, depois dos jogos, quando o time vence, cada atleta tem direito a uma lata de cerveja ou garrafa de vinho, segundo o médico.
Na ficha oficial distribuída pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) durante a Copa da França, o peso de Ronaldinho é de 77 kg, para 1,79 m de altura. O jogador marcou três gols até agora no Mundial.
Toledo disse que, após o churrasco, iria pesar Ronaldinho. De acordo com o médico, há um acompanhamento sistemático do peso dos atletas.
A dieta do time é determinada pelo médico Joaquim da Matta, colega de Toledo na seleção.
Em 94, a nutricionista Patrícia Bertolucci, bem-sucedida no São Paulo, passou alguns dias na seleção, mas foi afastada ao vetar o consumo de produtos gordurosos como linguiça, carne de porco e outros.
No churrasco da seleção, havia linguiça. Um dos pratos preferidos de Ronaldinho é hambúrguer com queijo, acompanhado de batatas fritas.
(AGz, JCA, MD e MM)

Texto Anterior: Três latinos e a Alemanha
Próximo Texto: Zagallo descarta segurança pessoal após incidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.