São Paulo, terça-feira, 30 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Romênia e Croácia fazem confronto 'à brasileira'

JOSÉ GERALDO COUTO
ENVIADO ESPECIAL A BORDEAUX

Treinadores consideram que suas seleções praticam futebol que pode levá-los à condição de 'brasileiros da Europa'

Romênia e Croácia disputam hoje, em Bordeaux, um jogo que se anuncia como um dos mais equilibrados -e de mais alta qualidade técnica- da Copa-98.
A equipe que vencer enfrentará a Alemanha, pelas quartas-de-final, no próximo sábado, em Lyon.
Apesar da dificuldade prevista, o treinador romeno confessou ter ficado aliviado com o fato de enfrentar a Croácia (segunda colocada do grupo H) e não a Argentina. "A Croácia convém ao nosso estilo de jogo. Eles jogam como nós, com base no toque de bola e na habilidade do meio-campo."
O técnico Miroslav Blazevic, da Croácia, concorda com a semelhança: "Como nós, os romenos também podem ser chamados de 'brasileiros da Europa'. Jogamos um futebol agradável, muito construtivo, que valoriza a posse de bola. Talvez até demais. Mas infelizmente ainda não somos os brasileiros."
Depois do treino de sua equipe, ontem à tarde, no Stade Lescure, Blazevic, disse à Folha que considera a Romênia favorita.
"Eles se classificaram sem nenhuma derrota, e estão muito confiantes. Uma equipe que bate a Inglaterra, como eles fizeram, merece respeito", afirmou Blazevic.
Para o técnico bósnio da seleção croata, outro fator que pesa a favor da Romênia é a tradição: "Eles estão disputando sua sétima Copa do Mundo, e chegam pela terceira vez seguida às oitavas-de-final. Minha equipe, infelizmente, não tem tradição."
Ironicamente, um dos atletas mais experimentados do time, o meia Prosinecki, deverá começar o jogo de hoje no banco.
O jogador -único a ter marcado gols em duas Copas por países diferentes (Iugoslávia em 1990, Croácia em 98)- mostrou cansaço no treino de ontem e hoje só entra em campo se chover ou a temperatura baixar. Em seu lugar, entra o jovem Maric, 23.
A defesa croata muda toda, por causa da suspensão do líbero Soldo. O central Stamic será o líbero, o lateral-direito Simic vai para a zaga central e o meio-campista Stanic ocupa a lateral direita.
A Romênia, por sua vez, enfrenta problemas médicos. Dois jogadores importantes da equipe recuperam-se de contusões e podem não jogar o tempo todo: Petrescu, com uma lesão no joelho, e Ilie, com dores musculares.
Dois jogadores não participaram do treino de ontem, fechado à imprensa: Petrescu e Hagi. Este último, líder e estrela do time, tem presença garantida hoje à tarde.
O técnico Anghel Iordanescu considera-o indispensável. "Ele é o pilar do time, o líder do grupo."

Texto Anterior: Tensão permanece em concentração argentina
Próximo Texto: Partida tem duelo de talentos no meio-campo entre Hagi e Boban
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.