São Paulo, sábado, 11 de julho de 1998
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Propaganda do PT tentará ser "afirmativa"

PATRÍCIA ANDRADE
DA REPORTAGEM LOCAL

A equipe que cuida da estratégia de comunicação do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promete levar ao ar, a partir do dia 18 de agosto, data do início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, programas com humor.
Segundo Ozéas Duarte, coordenador de comunicação da campanha de Lula, a idéia é fugir do "pacotão burocrático, que transforma o horário gratuito em uma chatice para o eleitor".
Em 1994, os programas de TV de Lula foram considerados sisudos, o que provocou uma briga entre o cineasta Sílvio Tendler e a coordenação da campanha, causando a saída dele da equipe.
Agora, a linha que deve ser seguida é a apresentação de programas "afirmativos" em que serão explicadas as propostas do candidato sem que isso signifique ocupar muito tempo com discursos raivosos.
Os petistas pretendem priorizar as cenas externas em vez de usar imagens do candidato em estúdio.
O PT fez uma pesquisa qualitativa para avaliar o impacto do programa de TV do partido que foi ao ar no mês passado. Esse programa, produzido pela empresa Casa de Cinema, do Rio Grande do Sul, usou uma metáfora futebolística para falar dos problemas brasileiros.
Os coordenadores da campanha de Lula vão aproveitar o horário eleitoral gratuito para que o candidato detalhe sobre suas propostas para a economia. As experiências de administrações petistas também vão fazer parte dos programas.
Ele afirma que os programas não vão mostrar um Lula "maquiado", diferente do que é na vida real. "Não vamos apresentar um Lula falsificado, como se fosse um produto a ser vendido. Mostraremos um Lula simples, do jeito que ele é", afirma o coordenador de comunicação.
São três empresas que estão montando a estratégia de comunicação: a Casa de Cinema -que fez as campanhas de Tarso Genro a prefeito em 1992, de Olívio Dutra a governador em 94 e de Raul Pont a prefeito em 96 -, a Toni Cotrin e a PG Comunicações.
O tempo de Lula na televisão é de cerca de dez minutos, além de dez inserções de até um minuto por dia.
A proposta da Casa de Cinema é produzir peças de 30s a 1min para as inserções. A produtora, cujo um dos donos é o cineasta Jorge Furtado, costuma trabalhar as situações reais com toques de humor e de ficção.
O PT ainda não definiu, porém, como será o formato dos programas de TV e das inserções. O jingle da campanha também ainda está sendo trabalhado e deve ser divulgado apenas quando começar o horário eleitoral.
Internet
O site do PT na Internet recebeu no mês de junho, quando Lula começou a subir nas pesquisas, 411.600 acessos, uma média de 13.720 visitas diárias. Desse total, 7,9% foram de estrangeiros. Antes, a média de acessos era de 3.000 por dia.
A "carta-compromisso" apresentada por Lula na segunda-feira em Brasília, foi acessada até ontem 1.228 vezes e as diretrizes do programa de governo foram consultadas 740 vezes.

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