São Paulo, sábado, 11 de julho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro começa campanha e compara FHC a Médici

BERNARDINO FURTADO
ENVIADO ESPECIAL A SOBRAL (CE)

O candidato da coligação PPS-PL à Presidência, Ciro Gomes, comparou ontem o presidente Fernando Henrique Cardoso ao general Emílio Garrastazu Médici, que governou o Brasil de 70 a 74, no auge do regime militar.
A comparação foi feita por Ciro ao ser questionado sobre a possibilidade de exploração eleitoral pelo presidente caso a seleção brasileira de futebol vença a Copa.
"Essa tentativa já aconteceu lá atrás, com o Médici", disse Ciro, referindo-se ao fato de FHC estar se preparando para recepcionar pessoalmente a seleção brasileira no Palácio da Alvorada.
Ciro fez as críticas em entrevista momentos antes de participar do comício inaugural de sua campanha, em Sobral, cidade onde viveu e começou a carreira política.
"Só aristocratas como Fernando Henrique acham que podem anestesiar a fome e o desemprego do povo brasileiro usando a vitória do futebol nacional", disse.
O candidato disse que, se FHC estiver contando com ganhos eleitorais decorrentes da vitória do Brasil, poderá ser surpreendido com um efeito contrário. "Se o futebol é uma fonte de alegria para povo, a política serve para mostrar as mazelas do país."
Ciro aproveitou todas as perguntas da entrevista para atacar o presidente. Ao comentar os casos de falsificação de remédios, o candidato passou a criticar as composições políticas feitas por FHC, afirmando que essas alianças contribuíam para alimentar a corrupção na área da saúde.
"Recentemente o presidente disse em Belém que o problema da saúde é a incompetência e a corrupção. Só que ele acoberta a corrupção na área da saúde, porque todos os políticos donos de hospitais privados fazem corrupção com as AIHs (Autorizações de Internação Hospitalar)."
Ciro disse que esses políticos estão "agasalhados" pela aliança que sustenta Fernando Henrique. "Eu conheço muitos e estão todos lá na base do governo."
Até as 21h30, o comício de Ciro em Sobral reunia cerca de 10 mil pessoas. A população da cidade é de cerca de 120 mil habitantes.
Ciro disse que o comício em Sobral tinha um caráter sentimental, já que a população da cidade sempre lhe tratou com confiança, traduzida em grandes votações.

Texto Anterior: Propaganda do PT tentará ser "afirmativa"
Próximo Texto: Para Lula, redução do IOF é 'chantagem'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.