São Paulo, sábado, 11 de julho de 1998
Texto Anterior | Índice

Ferro brasileiro pode receber tarifa antidumping em Taiwan

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Ministério das Finanças de Taiwan propôs ontem que sejam estabelecidas tarifas aduaneiras punitivas para o ferro importado de Brasil, Índia e Argentina.
Os três países são acusados de prática de "dumping" (venda de produtos por preço inferior ao custo).
A Comissão de Comércio Internacional de Taiwan, que analisará a instauração das tarifas, receberá do ministério uma proposta de instituição de taxas de até 99,09%, percentual que seria aplicado no caso do Brasil.
A tarifa aplicada seria de 25,79% para o ferro indiano e de 11,81% em relação ao importado da Argentina.
Em janeiro passado, o Ministério da Economia do país informou que as indústrias de ferro nacionais estavam em crise por conta da concorrência desleal causada pelo preço baixo do ferro vindo dos três países.
Investigação
O caso esteve sob investigação desde essa época por um órgão do ministério, a Comissão Internacional do Comércio.
Ao final, o órgão concluiu que o baixo preço do ferro importado de Brasil, Índia e Argentina, em comparação com o das indústrias locais, interferia no mercado doméstico nesse setor.
Segundo as conclusões da comissão, a barra de ferro pré-fabricada importada desses três países era oferecida nas licitações do governo por um preço em torno de 8% inferior ao do produto fabricado em Taiwan.
A Comissão de Comércio Internacional considera que o "dumping" ocorre quando o produto é vendido aos importadores em Taiwan por um preço inferior ao praticado no país de origem, ou quando o valor de venda no mercado interno é impraticável para os competidores nacionais.

Texto Anterior: Ieltsin tenta apoio para obter socorro do FMI de US$ 15 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.