São Paulo, sábado, 11 de julho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Schumacher quer quebrar tabus na Inglaterra

RODRIGO FRANÇA
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de vencer as duas últimas provas do Mundial de F-1, o alemão Michael Schumacher, da Ferrari, disputa hoje os treinos oficiais que definem o grid de largada para o GP da Inglaterra pensando em quebrar três tabus.
O primeiro: largar na frente neste ano, já que, nas primeiras oito provas da temporada, a McLaren fez as poles -cinco de Mika Hakkinen e três de David Coulthard.
O segundo: obter uma vitória no GP da Inglaterra, feito ainda inédito em sua carreira. Desde sua estréia na F-1, em 1991, seu melhor resultado em Silverstone foi um segundo lugar, em 1993.
O terceiro: assumir a liderança do Mundial de 98 pela primeira vez. Para isso, Schumacher, a seis pontos do líder Hakkinen, deve vencer o GP e esperar que o piloto da McLaren não fique entre os três primeiros colocados, amanhã.
Schumacher admitiu que será difícil bater a McLaren em Silverstone. Nos treinos livres de ontem, Coulthard foi o primeiro, e Hakkinen, o segundo. O alemão, utilizando só um jogo de pneus, ficou em sétimo. "Estava acertando o carro para a corrida", afirmou.
Para explicar a vantagem da Mclaren em Silverstone, Eddie Irvine, da Ferrari, apelou para a Copa do Mundo. "É como a França na Copa: eles podem não estar 100%, mas jogam em casa." A McLaren é uma equipe inglesa e testa seus carros principalmente no circuito de Silverstone.
Vinte pontos atrás do líder do Mundial, Coulthard disse que ainda não desistiu da conquista do título."No GP de 97, Schumacher liderava o campeonato com 17 pontos de vantagem sobre Villeneuve (Jacques), que acabou ficando com o título", lembrou.
Com acertos aerodinâmicos do carro, testados na semana passada, a Williams mostrou melhor desempenho que nos GPs anteriores: Heinz Harald Frentzen foi o terceiro, e Villeneuve, o quarto.
A equipe, que corre na Inglaterra com o combustível da Petrobrás, vem sendo um dos alvos da "silly season" (temporada de boatos).
Especula-se que o time trocará os dois pilotos para 99 e que chamará o campeão da Indy Alessandro Zanardi para uma das vagas. Frank Williams, dono da equipe, não confirma nada. "Já aprendi há anos que não posso dar nenhuma contribuição a silly season."
Entre os brasileiros, Rubens Barrichello foi o 14º, e Pedro Paulo Diniz, o 19º. Os dois utilizarão novas especificações de motor para melhorar o desempenho em Silverstone. Ricardo Rosset foi o 20º.

Com agências internacionais

Treino oficial, às 9h, ao vivo, na Globo

Texto Anterior: Torcida; Petrobrás; Mercado; Benetton
Próximo Texto: Perigo, perigo!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.