São Paulo, sábado, 11 de julho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova York empregará munição mais letal

Nova bala não deve atravessar corpo alvejado

ALESSANDRA BLANCO
DE NOVA YORK

O Departamento de Polícia da cidade de Nova York deve trocar nos próximos 60 dias toda a munição de balas maciças de metal usadas por seus 40 mil policiais por balas com a ponta oca.
Essa bala entra em seu alvo com alto impacto, mas depois se dilata, não conseguindo atravessar o corpo alvejado.
Segundo o Comissário de Polícia de Nova York, Howard Safir, ela é mais segura, pois diminui os riscos de atravessar o corpo do criminoso mirado pelo policial e atingir um inocente. Por outro lado, a bala provoca ferimentos muito graves, pois causa danos maiores aos órgãos internos.
Segundo o diretor-executivo da New York Civil Liberties Union, Norman Siegel, um dos maiores críticos do prefeito Rudolph Giuliani, apesar da bala diminuir os riscos de atravessar um corpo e atingir um inocente na rua, ela pode causar "significativamente mais estragos a inocentes atingidos diretamente e aos próprios policiais", já que um quinto dos feridos por balas são atingidos por suas próprias armas.
(AB)

Texto Anterior: Presidente eleito do Paraguai é criticado; Índia oferece cooperação econômica ao Paquistão; Navio com bebidas antigas está atolado; Inundações na China já deixaram 428 mortos
Próximo Texto: Distúrbios ameaçam unidade da Nigéria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.