São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rossi e Maluf estão na frente; Covas sobe

FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, Mário Covas, subiu quatro pontos, de 14% para 18%, nas intenções de voto no último mês, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dia 8 e 9.
Os líderes da pesquisa continuam a ser Francisco Rossi (PDT) e Paulo Maluf (PPB). Ambos continuam empatados tecnicamente no primeiro lugar.
Rossi tem 27%, tendo oscilado um ponto para baixo (tinha 28% há um mês). Maluf está com 25%, e também aparece com um ponto a menos do que tinha na última pesquisa.
A margem de erro desse levantamento é de três pontos percentuais.
Tanto Rossi como Maluf, portanto, podem estar em primeiro lugar. Por isso se diz que estão empatados.
Marta Suplicy (PT) aparece com 12% das intenções de voto, o mesmo patamar que atingiu em maio passado.
Orestes Quércia (PMDB) tem 9%, um percentual que vem mantendo, com algumas pequenas oscilações, desde dezembro.
Novidade é alta de Covas
A única novidade da pesquisa para o governo de São Paulo, a rigor, é a movimentação de Covas.
Ao conquistar quatro pontos percentuais em um mês, o governador paulista licenciado (afastou-se do cargo para disputar à reeleição) foi o único candidato com uma variação acima da margem de erro.
Covas teve grande exposição de mídia nas últimas semanas. Inaugurou obras e depois licenciou-se do cargo de governador.
Essa ofensiva do tucano já aparece na avaliação de seu governo. Segundo o Datafolha, caiu de 26% para 22% o percentual de eleitores paulistas que consideram a administração do PSDB em São Paulo ruim ou péssima.
O percentual de eleitores que acham o governo Covas ótimo ou bom está estabilizado em 31%.
Os que consideram a administração tucana regular variaram de 40% para 43%.
Covas também conseguiu uma variação positiva no seu percentual na pesquisa espontânea -quando o pesquisador pergunta ao entrevistado em quem vai votar, mas sem mostrar uma cartela com os nomes dos candidatos.
Na pesquisa espontânea, Covas obteve 9%. Tinha 7% há um mês. O tucano está hoje empatado em primeiro lugar com Maluf (que também tem 9%) e com Rossi (10%).
Os outros candidatos estão mais atrás. Marta Suplicy é lembrada espontaneamente por 4% dos eleitores -embora tenha começado com apenas 1% em março passado. Quércia tem só 2%.
Interior e capital
A pesquisa Datafolha desmonta um mito a respeito da candidatura de Paulo Maluf.
O ex-prefeito paulistano gosta de dizer que sua força eleitoral se concentra no interior.
Seus assessores, de forma reservada, atribuem suas recentes quedas nas pesquisas à administração problemática de Celso Pitta (PPB) em São Paulo, o pior prefeito avaliado no país pelo Datafolha.
A pesquisa Datafolha, entretanto, demonstra que Maluf está melhor na capital do Estado -onde tem 26% dos votos- do que no interior -onde obtém 23%.
Rossi tem 28% na capital e 27% no interior. Covas é o único dos três que se dá melhor no interior. O tucano tem 17% na capital e 19% no interior.

Texto Anterior: Suplicy lidera a disputa para o Senado
Próximo Texto: Petista teme mais Oscar do que o PTB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.