São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que deu errado

1 - A defesa brasileira foi o setor mais vulnerável do time. Falhou principalmente no posicionamento e nos lances de bola parada
2 - A insistência de Zagallo, antes da Copa, na posição "número um" -em que o jogador ligaria o meio-campo ao ataque-, que não deu certo e o treinador foi obrigado a retornar ao tradicional esquema tático 4-4-2 (quatro jogadores na defesa, quatro no meio-campo e dois no ataque).
3 - O tempo de preparação brasileira para a Copa-98 foi a mais curta a partir do Mundial de 1950, no Brasil. Para esta edição, foram apenas quatro semanas de concentração.
4 - Interferências do patrocinador, que obrigou a seleção a visitar o parque de diversões da Nike em pleno período de preparação da equipe na França. O fato foi criticado abertamente pelo capitão Dunga.
5 - Intervenção da Confederação Brasileira de Futebol na convocação dos jogadores. O meia Giovanni, que estava sendo esquecido por Zagallo, começou a competição como titular, decepcionou e obrigou o treinador a mudar o time durante a Copa.
6 - Os fracos amistosos de preparação para a Copa, como os últimos dois, contra a seleção de Andorra e o time espanhol Athletic Bilbao, que comemorava seu centenário.
7 - O Brasil enfrentou apenas um adversário considerado de peso (a Holanda) em sua trajetória até a final. Isso impossibilitou que a equipe de Zagallo fosse testada contra times favoritos e que tivesse tempo suficiente para concertar seus defeitos.
8 - O grande apoio da torcida anfitriã e a familiaridade de sua seleção com o Stade de France interferiu no desempenho da França e do Brasil.
9 - Média de idade da equipe titular da seleção brasileira (29,27), segunda mais velha da história era acima da do time francês (27,3)
10 - O canhoto Leonardo, atuando no lado direito, não rendeu o esperado pelo técnico Zagallo. Denílson, considerado um dos jogadores mais habilidosos do mundo, poderia ter sido aproveitado melhor.

Texto Anterior: Para Sampaio, França não merecia vencer por 3 gols de diferença
Próximo Texto: Futebol instrumentalizado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.