São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 1998 |
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Montreux homenageia Nesuhi
DO "LE MONDE" Leia abaixo três perguntas a Claude Nobs, diretor do Festival de Montreux:* Pergunta - O senhor é diretor do Festival de Montreux, que prepara uma homenagem a Nesuhi Ertegun. O que ele representa na história do festival? Claude Nobs - Nesuhi Ertegun, que morreu em 1989, era um pouco meu pai espiritual. Ele conseguia se colocar em ambientes musicais totalmente diversos. Frequentemente o via preparar noitadas musicais aqui. Ele tinha um modo muito fino de tratar o assunto, mais ou menos como quando se monta um quebra-cabeças. Ele dava pequenas diretrizes às estrelas que não estavam acostumadas a obedecer ordens. E ele sempre conseguia o que queria, o que geralmente era também a melhor escolha. Ele representava principalmente a porção jazz do selo, enquanto seu irmão Ahmet se ocupava mais do soul e do rock. Pergunta - Houve uma série de discos chamada "The Atlantic Family". Essa idéia de família traduz a identidade do selo? Nobs - Os irmãos Ertegun chegaram ao mundo da música norte-americana como chegam os estrangeiros, com um outro olhar. Quando se vem do exterior, tem-se uma outra sensibilidade. Há, tanto num como noutro, uma grande facilidade em passar de um gênero a outro com a mesma abertura de espírito. Como manter o espírito do Festival de Montreux e, ao mesmo tempo, lidar com a concorrência de outros festivais? Nobs - Em relação a nossos concorrentes naturais, como o Festival de Haia -onde tudo é definido muito bem- e os grandes festivais norte-americanos, conseguimos manter uma característica até certo ponto artesanal. Tradução Luiz Antonio Del Tedesco Texto Anterior: Gravadora reuniu a nata da música mundial Próximo Texto: Rodeio é tema do pintor da bovinocultura Índice |
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