São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salões de beleza não têm janelas para a rua

ÁNGELES ESPINOZA
DO "EL PAÍS"

O interesse das mulheres iranianas pela moda e seu prazer em fazer compras é igual ao das espanholas ou das japonesas.
Na galeria comercial de Golestan, no bairro de Shahrak-e Qods, em Teerã, às 20h de um dia qualquer, as calçadas estão repletas de mulheres olhando as vitrines das lojas.
O reduto especial das mulheres iranianas são os salões de beleza. Protegidos contra eventuais olhares "indiscretos", os salões de beleza não têm placas que revelem sua localização.
Esses salões também não têm janelas para a rua. Salvo em pequenas mechas, os cabelos femininos não podem ser vistos nem sequer em anúncios de xampu.
Contrariamente ao que se poderia supor, já que são obrigadas pelas leis de seu país a escondê-los em público, as iranianas cuidam de seus cabelos com grande dedicação.
Permanentes, mechas, reflexos e até tinturas de cores ousadas fazem em Teerã o mesmo sucesso que em qualquer outra parte do mundo.
Nesse mundo exclusivamente feminino -é óbvio que não há cabeleireiros homens-, os véus, aventais e lenços de cabeça são tirados na entrada, abrindo espaço para um mundo de confidências e segredinhos.
Fora dos maiores núcleos urbanos, os restaurantes geralmente têm salas separadas para as famílias ou grupos que incluam mulheres.
Mas nas grandes cidades as mulheres podem comer nos restaurantes sem problemas, desde que não tirem os aventais ou lenços de cabeça, mesmo em pleno verão. E faz calor no Irã.
Uma das atividades favoritas das iranianas é passear pelos parques. Como em outras cidades, grupos de amigas, casais, mães com filhos e famílias inteiras invadem os parques de Mellat, Lalé e Yamsidié, em Teerã, todos os dias. Conversam, passeiam e jogam pingue-pongue, sem deixar o chador sair do lugar.
As mulheres não podem assistir aos combates de luta livre, o esporte nacional, nem ir a estádios assistir a partidas de futebol, basquete ou qualquer outro esporte. Mas podem praticar esses esportes, longe dos olhos masculinos.

Texto Anterior: Mulheres no Irã já mostram o cabelo
Próximo Texto: Plástica de nariz custa US$ 100
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.