Índice geral Acontece
Acontece
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica catálogo

Olafur Eliasson registra suas investigações pela cidade

FABIO CYPRIANO
CRÍTICO DA FOLHA

Às vésperas de se encerrar o conjunto de exposições em São Paulo organizadas pelo dinamarquês Olafur Eliasson, foi lançado, anteontem, nas lojas do Sesc, o catálogo das mostras, "Seu Corpo da Obra/Your Body of Work".

Catálogo, contudo, não é o termo adequado, já que a publicação é muito mais do que um registro das exposições na Pinacoteca, no Sesc Pompeia e no Sesc Belenzinho, e das bicicletas espalhadas pela cidade, numa ação denominada "Sua Nova Bicicleta".

Os registros estão lá, obviamente, em ótimas imagens que dão conta de como criou espaços de interação nessas instituições, como "Tome Seu Tempo", na Pinacoteca.

A obra, um imenso espelho no alto do octógono do museu, fez com que, diariamente, visitantes deitassem no chão para fotografar seu próprio reflexo, permitindo que, mesmo que por pouco tempo, estranhos compartilhassem um mesmo espaço.

Contudo, "Seu Corpo da Obra" revela também suas investigações por São Paulo, com imagens um tanto surpreendentes, como a série "Parque Trianon e Rua da Consolação", na qual Eliasson contrapõe fotos, feitas por ele mesmo, da última reserva de mata atlântica da região a imagens das prosaicas lojas de iluminação.

Nessa série inédita, natureza e cultura são vistas como organizações semelhantes, nem sempre antagônicas.

Eliasson apresenta também outra série inédita de fotografias, sobre arquitetura paulistana, incluindo imagens dos prédios da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, projeto de João Batista Vilanova Artigas, e do próprio Sesc Pompeia, de Lina Bo Bardi.

A publicação inclui ainda textos de Lisette Lagnado e Guilherme Wisnik, além de uma longa entrevista com o artista, feita por Jochen Volz, curador das mostras e organizador do livro.

Poucos artistas olharam a cidade de forma tão complexa e criaram obras para ela. "Seu Corpo da Obra" é o testemunho perene dessa visão.

As mostras,gratuitas, vão até domingo no Sesc Belenzinho (r. Padre Adelino, 1.000, tel. 2076-9700), hoje e amanhã, das 9h às 22h, sáb., das 9h às 21h, e dom., das 9h às 20h, e no Sesc Pompeia (r. Clélia, 93, tel. 3871-7700), de hoje a sáb., das 9h30 às 21h; e dom., das 9h30 às 20h.

SEU CORPO DA OBRA - YOUR BODY OF WORK
ORGANIZADOR Jochen Volz
EDITORA Edições Sesc/Associação Cultural Videobrasil
QUANTO R$ 60 (480 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.