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Crítica/"A Todo Volume"
Documentário transforma lendas da guitarra em fãs
Jack White, Jimmy Page e The Edge falam sobre a importância do instrumento
Divulgação
![](../images/i0102201004.jpg) |
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Jack White (esq.), Jimmy Page (centro) e The Edge, estrelas do filme de David Guggenheim
DO CRÍTICO DA FOLHA
Há um momento antológico em "A Todo Volume", que parece sintetizar todo o filme: Jimmy Page, 66, guitarrista do Led Zeppelin, pega sua surrada Gibson
Les Paul e começa a tocar a introdução de seu clássico "Whole Lotta Love", enquanto The
Edge, 48, guitarrista do U2, e
Jack White, 34, guitarrista do
White Stripes, olham embevecidos, como se estivessem na
presença de uma divindade.
Nesse momento, esses dois
popstars multimilionários se
transformam em simples fãs.
"A Todo Volume" é isso: um
filme sobre três fãs de música
que são, também, três dos guitarristas mais influentes dos últimos 40 anos. O documentário, dirigido por David Guggenheim ("Uma Verdade Inconveniente"), junta três músicos
de diferentes gerações para falar sobre a importância da guitarra elétrica, mas acaba sendo
um testemunho do poder
transformador da música.
A escolha dos entrevistados
foi perfeita. Jimmy Page escreveu o cânone dos riffs de rock
durante seu tempo no Led Zeppelin, nos anos 60 e 70; The Edge firmou-se como um dos
grandes experimentadores sônicos dos anos 80 e 90, e Jack
White, um dos maiores nomes
do rock nos anos 2000, é um
tradicionalista, cultor da velha
geração de blueseiros norte-americanos.
Cada um conta sua história e
fala de suas influências. E são
os momentos mais íntimos que
realmente emocionam: Jimmy
Page aparece em sua sala de estar, colocando um disco na vitrola e delirando com o eco da
guitarra de Link Wray em
"Rumble". The Edge anda por
Dublin e fala de sua paixão pelo
punk rock de Ramones, The
Jam e The Clash. Jack White
conta como o blues de Son
House, Blind Willie Johnson e
Robert Johnson mudou sua vida, e dá a devida importância a
grupos pouco falados como
Cramps e Flat Duo Jets.
O filme é costurado com sensacionais cenas de arquivo. Vemos Jimmy Page, ainda adolescente, sendo entrevistado na
TV inglesa; The Edge e o U2 são
mostrados em seus primeiros
ensaios, e os bluesmen prediletos de Jack White aparecem em
granuladas imagens em preto e
branco, feitas há quase 80 anos.
"A Todo Volume" é um delírio
para os olhos e/ou ouvidos.
(ANDRÉ BARCINSKI)
Avaliação: bom
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