São Paulo, sábado, 01 de junho de 2002

Próximo Texto | Índice

TEATRO

Peça carioca sobre santo com vida profana estréia no Sesc Belenzinho

"Coração Inquieto" vai além do mito de Agostinho

Lenise Pinheiro/Divulgação
Os atores Stephane Brodt e Renata Collaço em cena do espetáculo " O Carrasco", de Ana Teixeira, em cartaz no Sesc Belenzinho


VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

No derradeiro dia de sua morte, o peso da culpa parece envergar ainda mais o corpo do bispo de 75 anos na peça "Coração Inquieto -°Memórias de Santo Agostinho". Suas lembranças, porém, têm a firmeza de uma rocha.
O texto e a montagem do espetáculo que estréia hoje no Sesc Belenzinho quer se fiar justamente pela memória ao retratar um dos personagens mais marcantes do pensamento cristão. "Importa-nos o homem, não o mito, não o santo", afirma Sérgio Módena, 29, que assina sua primeira direção.
Nascido no norte da África, Aurélio Agostinho (354-430) dedicou-se ao estudo da filosofia e ao fortalecimento do catolicismo. Antes da conversão, porém, desfrutou de uma juventude profana, descobriu o amor, a literatura pagã, como relata na autobiografia "Confissões".
No espetáculo, ele se depara com a carta de Flória, a mulher com quem viveu por 12 anos, mãe de seu único filho. "Agostinho é invadido pela memória e revê sua trajetória", diz Módena. O desafio da encenação, afirma, é traduzir os flashes em cena. Sua opção é por movimento retorcidos, deformados, tais quais as pinturas do inglês Francis Bacon ou do norueguês Edward Munch.
"Os atores mergulham em situações-limite. Seus personagens não comportam as emoções que carregam, daí o princípio da distorção", diz o diretor. A mãe e o melhor amigo estão entre os que saltam do passado e estimulam em Agostinho a revisão das noções de culpa e pecado.
Módena integra o núcleo de criação do espetáculo com os atores Erika Ribeiro e Gustavo Wabner. Eles iniciaram a pesquisa há três anos. O espetáculo, que vem de temporada no Rio, tem cenário de Fernando Mello da Costa, figurinos de Márcio Tadeu e iluminação de Wagner Freire.
No mesmo Sesc Belenzinho, Módena, Erika e Wabner integram o elenco do infanto-juvenil "A Roupa Nova do Imperador", que também estréia hoje. O espetáculo é baseado em conto de mesmo nome do dinamarquês Hans Christian Andersen, sobre um imperador vaidoso que só se interessa por roupas e ignora o povo e os problemas do reino.


CORAÇÃO INQUIETO - Texto e direção: Sérgio Módena. Com: Vanessa Lóes, Gedivan de Albuquerque, Cyria Coentro. Onde: Sesc Belenzinho - teatro (av. Álvaro Ramos, 915, tel. 6605-8143). Quando: estréia hoje, às 21h; sáb, às 21h, e dom., às 20h. Até 28/7. R$ 15.

A ROUPA NOVA DO IMPERADOR - De: Hans Christian Andersen. Com: Sérgio Módena, Gustavo Wabner, Fernando Escrich e outros. Quando: estréia hoje, às 16h; sáb. e dom., às 16h. Onde: Sesc Belenzinho - teatro. Até 28/7. R$ 5.


Próximo Texto: "O Carrasco": Peça é baseada na técnica do ator
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.