São Paulo, terça-feira, 02 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

ESPETÁCULO
Grupo Spirit of the Dance, pela primeira vez no Brasil, mostra virtuosismo e rigor no sapateado
Irlandeses unem Broadway e tradição

Divulgação
Dançarinas da cia. Spirit of the Dance, da Irlanda, que se apresentam pela primeira vez no Brasil


free-lance para a Folha

Maior e mais tradicional companhia de dança irlandesa, a Spirit of the Dance apresenta-se pela primeira vez no Brasil. Não confundir, entretanto, com a famosa companhia de Michael Flatley, que se apresentou em 1997 na cerimônia do Oscar e tem um nome muito parecido, a Lord of the Dance, que vem ao país em julho.
A Spirit of the Dance dança, com todo o aparato característico que um espetáculo da Broadway pode ter, a tradicional dança celta. O espetáculo reúne 36 bailarinos, da Irlanda e da Inglaterra, todos campeões de dança irlandesa. Esse tipo de dança só se manifestava em competições, até originar shows como este.
Com idades variando de 18 a 25 anos, os performers têm formação clássica e se apresentam exibindo virtuosismo no sapateado em meio a shows pirotécnicos, cenários grandiosos e iluminação feérica. Dividido em dois atos, vários números de dança pontuam os ritmos celtas com rigor e a precisão técnica, permeados com bom humor.
A companhia tem se apresentado com muito sucesso nos mais diversos países, aproveitando o sucesso que a dança irlandesa adquiriu na década de 90. A nova turnê passou recentemente pela Inglaterra, Austrália, Canadá e Estados Unidos.
Os tradicionais dançarinos celtas torcem o nariz para as inovações que esse tipo de dança recebeu para chegar a um público maior. A maioria das críticas aponta um excessivo número de giros, reclama que os chutes no ar são acima do que reza a tradição e que os novos grupos estariam desvirtuando a dança, transformando-a em acrobacias e deixando de lado o caráter religioso com que os celtas representavam sua cultura.
Nesse show há, inclusive, coreografias tendo como base ritmos caribenhos, jazz e flamenco.
Outro aspecto que os novos dançarinos trouxeram para a tradicional dança foi a sensualidade, realçada pelos corpos bem trabalhados dos performers em cena, vestidos em roupas que ressaltam seus dotes físicos.
A companhia é dirigida pelo premiado campeão Alan Harding, que também é o coreógrafo oficial. A direção musical é assinada pelo maestro Danesve Williams, que usa flautas, tambores, violinos e guitarras ao vivo nas apresentações.
(DEMETRIUS CAESAR)


Espetáculo: Spirit of the Dance Quando: de hoje a sábado, às 21h30; domingo, às 20h Onde: Via Funchal (r. Funchal, 65, Vila Olímpia, tel. 3846-2300) Quanto: de R$ 30 a R$ 100


Próximo Texto: Concurso de dança abre inscrições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.