São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2005

Próximo Texto | Índice

DANÇA

Temporadas de peças contemporâneas no teatro Sérgio Cardoso e no CCSP ao longo deste mês têm ingressos a R$ 5

SP recebe coreografias a preços populares

LUCIANA ARAUJO
DA REPORTAGEM LOCAL

O teatro Sérgio Cardoso e o Centro Cultural São Paulo (CCSP) são palco ao longo deste mês de espetáculos de dança contemporânea com ingressos a preços populares -R$ 5 por ingresso.
Para a estréia do "Encontros de Dança", o teatro Sérgio Cardoso traz as companhias Balé da Cidade de São Paulo, Studio 3, Companhia de Danças de Diadema e Ícaro Companhia de Dança. Segundo Vicente Amato Filho, diretor-geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte, organização que administra os teatros estaduais, o objetivo dos "Encontros" é a formação de platéia e a retomada dos festivais de dança sediados no Sérgio Cardoso nos anos 90. "Pretendemos trazer também grupos internacionais já em 2006", disse ele, que não adiantou nenhuma atração.
A primeira edição, por sua vez, reúne trabalhos de grandes nomes, como Ivonice Satie, que assina cinco das 12 coreografias apresentadas pelo Studio 3. Destaca-se ainda a peça "Laços", de Deborah Colker, com a Cia. Sociedade Masculina. O argentino Luis Arrieta, que interpreta "Conjunção" (Studio 3) ao lado de Satie, também é o criador de "Sala de Espera", que será apresentada pela Cia. de Danças de Diadema.
Outro destaque são as apresentações do Balé da Cidade. A Cia.1 traz "Dualidade@br", do iraniano Gagik Ismalian. Romântica e marcada pela saudade, a peça alude à partida dos portugueses rumo ao Brasil, ao som de fado e música eletrônica. Já a Cia. 2, formada por bailarinos acima de 40 anos, explora o conceitual em dois solos: "Um Outro Corpo", de Mariana Muniz em parceria com a bailarina Cláudia Palma, e "Ponto Final da Última Cena", de Sandro Borelli para Mara Mesquita. "Na Cia. 2, são os bailarinos que escolhem por quem serão coreografados, focando a investigação e uma leitura mais pessoal", explica a diretora do balé, Mônica Mion.
O contemporâneo também predomina no "Semanas de Dança", do CCSP, mas ganha nova roupagem com a Cia. Ritmos de Rua e Discípulos do Ritmo, que bebem na street dance do hip hop e se apresentam entre os dias 8 e 12.


Próximo Texto: Erudito: Osesp visita vanguardas musicais do século 20 com Olivier Messiaen
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.