São Paulo, segunda-feira, 03 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

O BOM DO DIA
São sete documentários e dois longas
Memorial mostra história do Brasil

free-lance para a Folha

A videoteca do Memorial da América Latina organizou uma mostra de filmes que retratam o Brasil no embalo das comemorações dos 500 anos de Descobrimento.
A mostra está dividida em duas partes. A primeira, "Brasil 500 Anos", acontece nesta semana, até o dia 7, e traz a parte ficcional. Humberto Mauro fez a obra mais antiga, "Descobrimento do Brasil", em 1937, e Fernando Severo a mais recente: "Os Reinados" é de 92.
São ao todo sete documentários e dois longas. Sylvio Back está presente com duas obras: "Revolução de 30" (80), colagem de mais de 30 filmes, fotografias e registros sonoros mostrando o movimento do título; e "Guerra do Brasil" (87), que mistura ficção e realidade para analisar a Guerra do Paraguai.
João Batista de Andrade também está em dose dupla. "Independência" mostra os acontecimentos que desencadearam a Independência do Brasil; e "O País dos Tenentes" (87), com Paulo Autran, Buza Ferraz e Cássia Kiss, reconstitui os eventos que marcaram a vida política do país através das memórias de um oficial do Exército. Começa com a Revolução dos 18 do Forte, em 1922, até a década de 80, passando pelo regime militar de 64.


Texto Anterior: Homenagem: Biblioteca do Memorial lembra os 100 anos de Mário Pedrosa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.