São Paulo, Sábado, 03 de Julho de 1999
Texto Anterior | Índice

O BOM DO DIA
Mostra é composta de 60 painéis em P&B
Luc Chessex retrata trabalhador latino

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

Como obras feitas na Europa e na América Latina, a coleção fotográfica de Luc Chessex é desconhecida no Brasil. No entanto, a maioria dos países latino-americanos passou pela frente das objetivas de sua câmera.
Com enfoque principal no trabalhador de regiões latinas, Chessex inaugurou, na última segunda-feira, a mostra "Luc Chessex - América Latina 1960-1970", na Casa da Fotografia Fuji.
São imagens das atividades de homens e mulheres, abrangendo também crianças, que fazem parte das famílias humildes de locais para onde Chessex viajou.
"Nos anos 70, os países latinos transformaram-se em um desafio para mim devido às revoluções, que buscavam respostas para as questões políticas, econômicas e sociais."
Dessa viagem nasceu o livro "Quand il y'a pas d'Eldorado" (edição Lutz, 1980), lançado apenas na Europa, com grande repercussão na Suíça e na França.
Chessex ainda elaborou "El Publico", outra edição proveniente de suas experiências nos países latino-americanos.
As 60 imagens, em preto-e-branco, estão divididas em painéis de 50 por 65 cm e de 45 por 55 cm e funcionam com o visual de um diário de bordo. Chessex não deixa escapar os pequenos movimentos da vida.
"Ele considera o mundo seu território, ou o território do ser humano. Por isso o fotógrafo o privilegia, fotografando-o à frente das mais diversas tarefas", diz Rosely Nakagawa, curadora da Casa Fuji.
Chessex, 63, foi fotógrafo do Conselho Nacional de Cultura da República Socialista de Cuba, em 1961. Em 70, assumiu a direção da revista "Cuba Internacional" e, em 75, foi banido do país, por não ser membro do partido comunista.
Visitou o Brasil, a Venezuela, a Costa Rica e a Bolívia, entre outros países latinos. A exposição tem caráter itinerante e, depois de São Paulo, será exibida no Rio, na Costa Rica e na Venezuela.
A mostra integra a programação do Mês Internacional da Fotografia, promovida pelo NaFoto (Núcleo dos Amigos da Fotografia).


Exposição: Luc Chessex - América Latina 1960-1970 Quando: seg. a sex., das 9h às 19h; sáb., das 12h às 17h; até 23/7 Onde: Casa da Fotografia Fuji (av. Vereador José Diniz, 3.400, tel. 5091-4055) Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Show: Engenheiros testa "fiéis" em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.