São Paulo, quarta, 4 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Índice

EXPOSIÇÃO
Há ainda objetos do período 1870-1930
Arquivo do Estado reúne revistas raras

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

"São Paulo em Revista: Publicações Paulistanas de 1870-1930" é a exposição do Arquivo do Estado de São Paulo, que reúne parte do acervo das revistas da instituição.
"A Cigarra", "Papel e Tinta", "Pirralho", "A Saúde da Mulher", "O Echo" e "Revista Feminina" são algumas delas.
A principal característica dos periódicos era a forma artesanal de confecção, o cuidado com a diagramação dos assuntos e das capas, com a participação de artistas proeminentes ou em ascensão.
Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Portinari e Victor Brecheret eram colaboradores assíduos.
Outro destaque é a publicidade, que começava a despontar como forma de consolidar o apuro dos gostos e do comportamento.
As revistas tornaram-se um meio de comunicação extraordinário e as edições eram sinônimos da modernidade, trazendo as novidades do cinema e da fotografia.
"A Cigarra" circulou entre 1914-1930 e teve um grande destaque na vida paulistana.
Os escritores Olavo Bilac, Menotti Del Picchia e Vicente de Carvalho foram colaboradores constantes da revista.
A mostra é ilustrada por um vídeo e trilha sonora e também traz objetos de época, como a maquete do avião 14 Bis, confeccionada pelo seu inventor, Santos Dumont.
As escolas devem agendar as visitas, que serão acompanhadas por monitores.

Exposição: São Paulo em Revista: Publicações Paulistanas de 1870-1930 Onde: Arquivo do Estado de SP (r. Voluntários da Pátria, 596, tel. 011/681-6163, Santana) Quando: seg a sáb, das 9h às 17h, até 22 de março Quanto: entrada franca


Texto Anterior | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.