São Paulo, quinta, 5 de março de 1998

Próximo Texto | Índice

MÚSICA ERUDITA
Em única apresentação, pianista interpreta "Lex Adieux" na abertura do programa na sala São Luiz
Monteiro faz recital com Beethoven

Divulgação
O pianista carioca Sergio Monteiro, que faz apresentação única hoje na sala São Luiz, com entrada franca


IRINEU FRANCO PERPETUO
especial para a Folha

São Paulo tem a chance de assistir a uma das mais gratas revelações do piano brasileiro nos últimos tempos.
O carioca Sergio Monteiro, 23, dá recital solo às 21h de hoje na sala São Luiz, com entrada gratuita.
O concerto faz parte do prêmio recebido por Sergio Monteiro pela primeira colocação, em 97, no 2º Concurso de Piano Cultura FM -Prêmio Promon.
Vitórias em competições nacionais são rotina para o pianista. Ele tem 11 primeiros lugares em seu currículo, sendo três conquistados no ano passado.
Além do Promon, ele ganhou os concursos da Universidade Federal de Goiás (seletiva para o Gina Bachauer, que acontece no mês de julho, nos Estados Unidos) e o Lorenzo Fernandez, realizado pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ).
Ao lado dos gaúchos Carmelo de los Santos (violino) e Simone Foltran (soprano), Monteiro compõe a tríade dos mais promissores artistas brasileiros abaixo dos 30 anos de idade.
Aluno de Myrian Dauelsberg, o pianista tem recitais agendados em julho nos Estados Unidos, além de uma participação no Festival de Meran (Itália).
Neste ano, ele ainda grava, pelo selo suíço Euterpe, um CD com obras do compositor brasileiro Almeida Prado e do suíço Norbert Moret.
O público que for ao recital de hoje verá um artista com vigor físico, fluência e uma paleta sonora rica em cores.
O programa começa com a sonata "Les Adieux", de Beethoven, seguido da "Sonata Breve", de Lorenzo Fernandez -à qual, na prova final do Promon, Monteiro conferiu sonoridade sinfônica.
Seguem-se o segundo caderno das "Variações Paganini", de Brahms; "FêteDieu à Seville", de Albeniz; e a intrincada "Sonata 1926", de Bartok.
Os melhores momentos de Monteiro e dos outros quatro finalistas (Ronaldo Marcondes, Paulo Piá de Andrade, Marcelo Cesena e Karin Fernandes) da edição de 97 do Promon foram transformados em um CD, que será distribuído a todos os presentes no concerto de hoje.

Concerto: Sergio Monteiro (piano) Quando: hoje, às 21h Onde: sala São Luiz (av. Juscelino Kubitschek, 1.830, tel. 827-4111) Quanto: entrada franca (ingressos devem ser retirados na bilheteria)


Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.