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CINEMA
Filmes de Buster Keaton são exibidos até domingo
Mostra traz rival de
Charlie Chaplin
PAULO SANTOS LIMA
free-lance para a Folha
Chaplin tinha um rival à altura.
Buster Keaton, o "homem que
nunca ria", foi a grande concorrência do criador de Carlitos, no
cinema dos anos 20. Seus filmes
estão sendo vistos numa mostra
promovida pelo Centro Cultural
São Paulo, que vai até domingo.
"O Mundo Mudo de Buster Keaton" apresenta seis dos principais
filmes do comediante. "A Antiga e
a Moderna" (1923) é um pequeno
achado, ao satirizar outras produções da época, como "Intolerância". O argumento romântico já
anunciava o mote de seus filmes.
"Marinheiro por Descuido"
(1924) e "Amores de Estudante"
(1927), longe de ser obras-primas,
garantem o reconhecimento do
trabalho de Keaton. O primeiro
prende-se em "diálogos" na primeira parte, deixando as gags para
o final, quando Buster Keaton se
lança ao mar para salvar sua amada. O outro filme é um pretexto
para Keaton mostrar seus dotes físicos com correrias e pancadarias.
"O Vaqueiro" (1925) é a exceção,
onde um homem tem como companhia apenas uma vaca triste. É o
mais "chapliniano" de seus filmes,
com um Keaton solitário, como
Carlitos. Vale pela cena em que o
protagonista detém uma boiada.
Obra-prima de Keaton, "Nossa
Hospitalidade" (1923) trata do
amor que pode reverter uma situação limite entre duas famílias,
numa temática especialmente folhetinesca. O personagem faz do
improviso sua chance de sobrevivência. Destaque para a sequência
do trem, prenunciando sua obra
absoluta, "A General" (1927).
Esse filme mexe com amor, rejeição, perda e êxito, falando de
um maquinista, recusado pelo
exército sulista, que se torna herói
ao salvar sua noiva raptada pela
União. O malabarismo que Keaton impõe no vai-e-vem dos trens
é único na história do cinema. Não
há palavras que tirem de "A General" o melhor exemplo das qualidades do cineasta.
Buster Keaton só teve sua obra
reconhecida nos anos 60. Ele mostrou, diferentemente de Chaplin,
que a sisudez de um "rosto de pedra" poderia desvendar uma alegria latente.
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