|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Sala Cinemateca Folha exibe
filmografias "renegadas"
free-lance para a Folha
Desde terça, os grandes ícones
do cinema mundial vêm tendo espaço na Sala Cinemateca Folha
com obras que representam suas
fases mais conhecidas. A única
exceção da mostra "Grandes Diretores", que vai até domingo, é o
"Ladrões de Bicicleta", de De Sica.
Filme mais famoso do neo-realismo italiano, "Ladrões..." (1948)
pontuou um cinema distinto do
"realismo cru" de Roberto Rosselini. A obra conta a história do pai
e seu filho e os frágeis e indefinidos papéis que cada um representa numa Itália em ruínas.
"Cobra Verde" (1987), de Werner Herzog, não é um filme do
porte de "Aguirre", mas mantém
a tradição do diretor alemão em
retratar homens que caem em
desgraça em meio à barbárie
pré-civilizatória.
O britânico Joseph Losey, diretor do clássico "O Criado", está
representado com "O Assassinato
de Trotsky" (1972), competente
trabalho enriquecido "plasticamente" com Richard Burton,
Alain Delon e Romy Schneider.
Verdadeiro "teatro da agressão", "Saló - 120 Dias de Sodoma"
é a metáfora do polêmico Pier
Paolo Pasolini ao terror fascista.
Ele entrelaça a era Mussolini com
a repressão aos movimentos de
esquerda da Itália dos anos 70.
"Ave Maria" (ou "Je Vous Salue
Marie", 1983) não é o Jean-Luc
Godard de "Pierrot Le Fou"
(1964) e "Week-End" (1968), mas
é o cinema de resistência que o diretor francês faz como contraponto ao cinema comercial. Contando a história de uma mulher
que engravida e permanece virgem, Godard discute a condição
feminina e a própria criação, inacessível ao ser humano.
O grande Michelangelo Antonioni aparece com "O Grito"
(1957), filme que anuncia a discussão sobre a incomunicabilidade e a solidão, que foi ampliada,
mais tarde, nas obras-primas "O
Eclipse" e "A Aventura".
Com filmes "atípicos" dos grandes diretores, a Cinemateca redefine o olhar do espectador sobre
filmografias célebres, das quais
muitas obras são postas de lado
pelos momentos -raros, aliás-
em que a técnica encontra a arte.
(PSL)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|