São Paulo, quinta, 5 de junho de 1997.



Texto Anterior | Índice

TEATRO
Com Antonio Petrin e Linneu Dias, espetáculo estréia hoje no CCSP
Peça "Zé Amaro e Irineu" se diverte com a terceira idade

ERIKA SALLUM
da Redação

Se para uns a velhice significa uma ante-sala da morte, para outros ela traz a liberdade de curtir os prazeres da vida. Com esse segundo ponto de vista, estréia hoje no Centro Cultural São Paulo a comédia "Zé Amaro e Irineu".
Escrita e dirigida pelo jovem diretor Márcio Araújo, de 26 anos, a peça apresenta no elenco dois experientes atores: Antonio Petrin e Linneu Dias, ambos com mais de 30 anos de carreira.
A terceira idade aparece, no espetáculo, personificada em duas personagens: Zé Amaro (Petrin), velho bonachão e bem-humorado, antigo amigo de Irineu (Dias), idoso ranzinza e "pé no chão".
A ação acontece sempre dentro de uma casa, onde os dois amigos criam as mais diversas situações enquanto esperam pela morte.
Contratam uma prostituta para "se divertirem", enfrentam a polícia e chegam a planejar um assalto a banco. "Eles anarquizam essa sociedade hipócrita que não faz nada pelo idoso", explica Petrin.
"Não é uma peça para velhos, mas sim para mostrar que o mais importante é aproveitar a vida", explica o diretor.
Roteirista do programa infantil "Cocoricó", da TV Cultura, Márcio Araújo, para escrever "Zé Amaro e Irineu", foi a asilos, conversou com velhos nas ruas etc.
"Percebi que eles, em vez de terem pena de si mesmos, estão em busca de diversão."
Por isso o diretor optou pela comédia, para "não tratar com comiseração a terceira idade."
Os personagens de Petrin e Dias, segundo Márcio Araújo, funcionam como uma espécie de Gordo e Magro, sendo totalmente diferentes um do outro, "mas conseguindo, no fim, uma total integração."

Peça: Zé Amaro e Irineu Autor e Diretor: Márcio Araújo Com: Antônio Petrin e Linneu Dias Onde: Centro Cultural São Paulo - sala Paulo Emílio Salles Gomes (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. 011/277-3611) Quando: estréia hoje, às 21h30; de quinta a sábado, às 21h30; domingo, às 20h30 Quanto: R$ 12



Texto Anterior | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.