São Paulo, Sábado, 05 de Junho de 1999
Próximo Texto | Índice

BALÉ
Grupo de Belo Horizonte dança, hoje e amanhã, "Beijo nos Olhos... na Alma... na Carne...", no Sesc Vila Mariana
1º Ato apresenta novo espetáculo

ANA FRANCISCA PONZIO
especial para a Folha

Com diversos grupos brasileiros garantindo a boa qualidade da programação de dança na cidade, o fim-de-semana marca a presença, em São Paulo, do grupo 1º Ato, de Belo Horizonte, que está apresentando somente até amanhã, no teatro do Sesc Vila Mariana, seu mais novo espetáculo, "Beijo nos Olhos... na Alma... na Carne...".
Uma das companhias mais promissoras do Brasil, o 1º Ato vem apostando no talento do coreógrafo Tuca Andrade, autor de várias peças do repertório do grupo, inclusive "Beijo nos Olhos...", inspirada na vida e obra do dramaturgo Nelson Rodrigues.
Desde 1997, quando começou a pesquisar a obra de Nelson, o coreógrafo procurou conhecer não só os textos publicados pelo autor como também o período em que viveu.
"Pela leitura de jornais e folhetins, procurei penetrar na filosofia da época de Nelson. Depois de pesquisar material tão vasto, percebi que seria necessário me fixar em pontos essenciais", diz Andrade.
"Finalmente, desenvolvemos um espetáculo que não ilustra a obra de Nelson Rodrigues e nem se apega a determinadas peças de sua produção. Nosso desafio foi transformar o universo "rodriguiano" em movimento."
A partir de improvisações que levaram em conta as colaborações individuais dos bailarinos do elenco, Andrade deixou aflorar conteúdos recorrentes da obra de Nelson, como a hipocrisia da classe média. "A carga dramática dos personagens de Nelson também prevalece, pois os protagonistas de suas histórias sabem que estão predestinados para o abismo, mas seguem em frente, como se o destino fosse mais forte do que eles."
Segundo Andrade, ele e o elenco tentaram incorporar os sentimentos que marcam os personagens de Nelson, como os devaneios, angústias, loucuras e taras, para chegar a movimentos originados em energias específicas.
A Suely Machado, diretora do 1º Ato, coube a direção geral do espetáculo, que eliminou redundâncias e valorizou o equilíbrio entre dramaturgia e composição coreográfica.

Trilha sonora
Com figurinos que refletem a vida cotidiana, "Beijo nos Olhos..." conta com uma trilha sonora que também é produto das pesquisas de Andrade.
"Há desde Villa-Lobos, cuja importância na música é equivalente à de Nelson no teatro brasileiro, a Vicente Celestino, que era o cantor preferido dele nas horas de fossa", diz o coreógrafo.
Fundado em 1988, o grupo 1º Ato desenvolveu, segundo Suely, uma maneira própria de trabalhar.
"Em nossos processos de criação o bailarino participa como criador e intérprete, a partir das idéias que o coreógrafo traz."

Espetáculo: Beijo nos Olhos... na Alma... na Carne..., com o grupo 1º Ato Quando: hoje às 21h e amanhã às 19h Onde: teatro do Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141; tel. 5080-3147) Quanto: R$ 10 e R$ 5 Patrocinadores: Banco Rural e Projeto Cena Aberta


Próximo Texto: Cisne Negro dança com direção de Galili
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.