São Paulo, Sábado, 05 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Pares" mostra linguagem singular

especial para a Folha

O espetáculo "Pares", que o grupo Danças está apresentando no Centro Cultural São Paulo, é a mais nova criação de Cláudia de Souza, uma das mais talentosas coreógrafas da nova dança brasileira.
Desde 1994, quando fundou o grupo Danças, Cláudia vem desenvolvendo uma linguagem singular, que associa a capoeira à técnica moderna criada pela coreógrafa norte-americana Martha Graham.
"Nosso espetáculo anterior, "Jogo de Dentro", baseava-se no estado de plena atenção criativa do capoeirista durante seu jogo marcial. Estado de atenção semelhante também ocorre no diálogo estabelecido durante a dança de casal, que representa um aspecto fundamental da cultura e do comportamento brasileiros", diz Cláudia.
Em "Pares", a investigação de Cláudia não se detém apenas nas generalidades das danças de salão, mas nas danças de casais que compõem os bailados populares de diferentes regiões do Brasil, como o baião, o samba de gafieira e o xote.
"Essas formas dinâmicas de dançar registram informações fundamentais sobre o modo como se desenvolveu o relacionamento amoroso na nossa cultura", salienta a coreógrafa. (AFP)
Espetáculo: Pares, de Cláudia de Souza, com o Grupo Danças Quando: até 20 de junho (quarta a sábado às 21h30 e domingo às 20h30) Onde: Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo (rua Vergueiro, 1.000; tel. 277-3611) Quanto: R$ 8


Texto Anterior: Cisne Negro dança com direção de Galili
Próximo Texto: Música: Sesc Santo Amaro reúne grupo eclético em show
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.