São Paulo, sábado, 05 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Representante da pop art expõe guerra e famosos

Mostra na Choque Cultural reúne pinturas do britânico Gerald Laing; série aborda abusos na prisão de Abu Ghraib

Galeria mostra também obras de brasileiros que utilizam linguagem pop e série de desenhos eróticos do inglês John Simpson

BRUNA BITTENCOURT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Símbolo dos abusos cometidos por norte-americanos na prisão de Abu Ghraib, a soldada Lynndie England ganha cores na tela em que Gerald Laing explora a famosa imagem na qual ela aparece segurando um iraquiano ao chão por uma guia.
A série "War Paintings", que a Choque Cultural exibe (em impressos digitais) a partir de hoje na exposição "Pop Revisitado", marca o retorno de Laing às telas e à linguagem pop.
Importante nome da pop art britânica, Laing, 74, ficou conhecido nos anos 60, quando usava fotos de jornais de modelos e atrizes para suas pinturas. Desiludido com a Guerra do Vietnã, Laing trocou, nos anos 70, Nova York pela Escócia, onde se dedicou à escultura até o início desta década.
Ao lado de "War Paintings" são exibidas impressos digitais de pinturas de Kate Moss e Victoria Beckham, de série na qual Laing volta a explorar ícones populares, como fez com Brigitte Bardot nos anos 60. Da nova série, destaca-se retrato de Amy Winehouse beijando o namorado, "The Kiss" (2007), que não está na exposição.
A Choque ainda reúne obras de artistas como Daniel Melim, que trabalha com o estêncil. Para Baixo Ribeiro, proprietário da galeria, eles dialogam com Laing pela apropriação de linguagens populares. Também é exibida uma série de desenhos eróticos do inglês John Simpson, na qual ele explora a anatomia humana misturada a animais.


GERALD LAING
Quando:
a partir de hoje; de seg. a sáb., das 12h às 19h
Onde: Choque Cultural (r. João Moura, 997, tel. 3061-4051); até 16/8; classificação livre
Quanto: grátis


Texto Anterior: Poema dançado mescla tradicional e moderno
Próximo Texto: "Balão Vermelho" é reportagem sobre a infância, diz ator
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.