São Paulo, quarta, 5 de novembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Mostra traz bastidores
Poladian registra desfiles

EDER CHIODETTO
Editor-adjunto de Fotografia

Os preparativos das escolas de samba de São Paulo, do barracão até o desfile no sambódromo, são o tema da exposição "365 - 65 = Nada", que o fotógrafo Manuk Poladian, 61, inaugura hoje, às 20h, no MIS (Museu da Imagem e do Som).
Manuk dividiu as cem fotos que integram a mostra em cinco "alas": personagens importantes, barracões, ensaios nas quadras, concentração e desfile.
A comissão de frente da exposição, formada pelos retratos dos dirigentes e fundadores das escolas, é o que há de melhor.
Com a experiência de quem já fotografou mais de oito mil noivas em 45 anos, Manuk fez retratos com cortes precisos e reveladores, sempre aliado ao amplo domínio da técnica de iluminação para portraits.
Porém, ao chegar na avenida, o fotógrafo perde o fôlego e sai do ritmo. A atmosfera de sonho que ele pretendia transmitir fica comprometida pela composição descuidada e pelo uso nem sempre feliz da granulação e do movimento -excessivos.
O resultado é, por vezes, contrário à intenção. Algumas imagens transmitem uma sensação lúgubre, de uma tristeza profunda. Como um samba que atravessou.

Exposição: 365 - 65 = Nada, de Manuk Poladian Vernissage: hoje, às 20h Quando: terça a domingo, das 14h às 22h; até 4 de dezembro Onde: MIS - Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 853-1498) Quanto: entrada franca


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.