São Paulo, quarta-feira, 06 de setembro de 2000

Texto Anterior | Índice

FOTOGRAFIA
Conjunto Cultural da Caixa expõe imagens e objetos que relembram os primórdios da TV
Mostra comemora 50 anos da televisão

FREE-LANCE PARA A FOLHA

No próximo dia 18, a televisão brasileira completa 50 anos de vida e, para homenagear a data, o Conjunto Cultural da Caixa está apresentando a mostra "Televisão - 50 Anos", com fotos de atores, comediantes e diretores, os maquinários usados na época e ainda o guarda-roupa da novela "Sangue do Meu Sangue" (1969-1970, na extinta TV Excelsior, canal 9), cedida pelo autor Vicente Sesso.
A mostra foi organizada pela atriz e diretora Vida Alves, responsável pelo primeiro beijo na boca da TV, na novela "Sua Vida me Pertence", escrita e interpretada por Walter Forster para a TV Tupi, canal 3.
Alves é hoje presidente da Associação dos Pioneiros Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira, que preserva a memória da televisão.
O Brasil foi o quarto país do mundo a instalar uma emissora de televisão, com a iniciativa do empresário Assis Chateaubriand (1891-1968), fundador dos Diários Associados e da TV Tupi.
Todos os equipamentos foram importados dos EUA, chegando no porto de Santos (SP) em 1949. Como não existiam aparelhos receptores, Chateaubriand fez parcerias com as lojas Mappin e Cassio Muniz e importou 200 aparelhos de TV, que foram vendidos quase de imediato.
No começo, a programação era variada, com musicais, humorismo, jornalismo, dramaturgia e programas infantis, e as transmissões eram feitas entre 18h e 22h.
Em 1953, foram inauguradas mais quatro emissoras no Rio e em São Paulo. Como os programas eram transmitidos ao vivo, caso houvesse algum erro técnico, a programação era suspensa e a estação voltava com lamentosos pedidos de desculpa aos telespectadores.
(ANA MARIA GUARIGLIA)


Exposição: Televisão - 50 Anos
Quando: de seg. a sex., das 10h às 16h; até 3 de novembro
Onde: Conjunto Cultural da Caixa (pça. da Sé, 111, 4º andar, região central, tel. 3107-0498)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Teatro: Guy de Maupassant seduz grupo Tapa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.