São Paulo, terça, 7 de julho de 1998

Texto Anterior | Índice

EXPOSIÇÃO
Painéis e objetos traçam panorama da difusão do cristianismo
Mostra arqueológica na Sé documenta história de Cristo

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
free-lance para a Folha

Em relação à fé, ela vem documentar cientificamente a existência histórica de Jesus Cristo. No que se refere ao ecumenismo, ela traça um panorama da difusão do cristianismo.
Não se trata de nenhuma nova doutrina religiosa, mas sim da mostra "Da Terra aos Povos - A Difusão do Cristianismo nos Primeiros Séculos".
Organizada pelo Centro Cultural 12 de Outubro, a exposição reúne 46 painéis fotográficos coloridos, divididos em quatro seções: A Palestina nos Tempos de Jesus, As Viagens da Evangelização, A Vida das Primeiras Comunidades Cristãs e os Sinais de sua Presença e A Tradição Escrita.
Identificada como uma mostra arqueológica, por meio de reproduções fotográficas de lápides de túmulos, objetos do cotidiano, símbolos e papiros -em aramaico e grego, como o fragmento da carta de Paulo a Timóteo-, a mostra traz argumentos que derrubam a versão de Jesus Cristo como mito.
"Os manuscritos e os objetos são datados a partir de 50 d.C. até o quarto século e revelam que a fé em Jesus Cristo é racional e pode ser comprovada", afirma o padre Vando Valentini, um dos organizadores da mostra.
Criada a partir de reproduções, em resumo, a exposição apresenta um perfil do judaísmo, seguindo com as viagens apostólicas, o surgimento das primeiras comunidades cristãs e documentos que provam passagens do Evangelho, como os manuscritos de Qumran que relatam passagens dos anos 60 d.C., produzidos pouco após a morte de Cristo.
Além de traçar os aspectos culturais e as relações sociais na fixação e assimilação do cristianismo, a mostra traz simbologias antigas ainda bastante presentes, como o peixe -usado como senha de identificação entre os cristãos-, o bom pastor, a barca (templo) e os sacramentos.
"É uma mostra que chama a atenção, seja pela historicidade ou pela forte experiência religiosa, que pode servir para a construção de um positivismo", afirma padre Vando.


Exposição: Da Terra aos Povos - A Difusão do Cristianismo nos Primeiros Séculos Quando: diariamente, das 5h às 24h; até 26 de julho Onde: estação Sé do metrô (tel. 283-7578) Visitas monitoradas: das 10h às 18h (seg. a sex.) e 11h às 17h (sáb. e dom.) Quanto: entrada franca



Texto Anterior | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.