São Paulo, quarta-feira, 07 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lenora de Barros expõe o próprio rosto em suas videoperformances

Divulgação
Cena do videoperformance "Já Vi Tudo", de Lenora de Barros


FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Trata-se de uma mostra de câmara, especialmente pelo caráter intimista que a artista Lenora de Barros concebeu para a galeria Millan Antonio, que expõe, a partir de hoje, a série de videoperformances "Não Quero Nem Ver", no segundo andar do espaço.
Composta por quatro vídeos, todos expostos na Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, a mostra apresenta experimentações de Barros num único monitor, em forma seqüencial, surgidos a partir de uma exposição da artista no Paço das Artes em junho. "Estou retomando, num certo sentido, uma linha de meu trabalho de 1979, que era de fotoperformances. É a segunda vez que faço videoperformance", conta Barros.
Os trabalhos, que já foram adquiridos pelo Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (Macba), são registros do rosto da própria artista que sofrem diferentes tipos de interferência. No primeiro, "Tato do Olho", Barros amplifica o som das mãos que tocam em seu rosto. Nos outros três, "Ela Não Quer Ver", "Já Vi Tudo" e "Há Mulheres", um gorro negro cobre o rosto da artista e é manipulado de formas distintas.
Uma das marcas dessa nova série é a maneira como é composto o som dos vídeos: "Estou querendo me envolver mais no aspecto sonoro, tem um tratamento do Hilton Raw, de amplificar o som, que é algo que sempre trabalhei. Assim junto tudo o que tenho pesquisado", conta Barros.

Lenora de Barros - Não Quero Nem Ver (vídeos)
Onde:
galeria Millan Antonio (r. Fradique Coutinho, 1.360, Pinheiros, tel. 3031-6007)
Quando: abertura, hoje, às 19h; qui. e sex., das 10h às 19h, e sáb., das 11h às 17h; até 10/12
Quanto: entrada franca; a cópia da série de vídeos custa R$ 12 mil


Texto Anterior: Exposições lançam olhar sobre a palavra
Próximo Texto: Cinema: Ciclo revê polêmicas de filmes de Louis Malle
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.