São Paulo, sábado, 08 de maio de 2004

Texto Anterior | Índice

Victor Hugo é mote de celebração dos 30 anos do grupo Ventoforte

DA REPORTAGEM LOCAL

Radicado no Brasil desde os anos 60, o argentino Ilo Krugli tornou-se referência obrigatória no teatro infanto-juvenil -mas não só- à frente do Ventoforte.
São espetáculos marcados pela comunhão da dança, da música, do canto e da animação de grandes ou pequenas figuras, como em "Victor Hugo, Onde Você Está?", que celebra os 30 anos do grupo e volta ao cartaz hoje em sua sede, no Itaim Bibi, mantida desde 1985 (nasceu no Rio em 1974 e está em SP desde 1981).
A inspiração vem do pensamento e da obra do autor francês. Em cena, personagens dos romances e da trajetória política e existencial do também poeta Victor Hugo (1802-1885). Aliás, personagens notadamente marginalizados nas histórias que atravessam. Estão lá Gavroche e Cosette, de "Os Miseráveis"; Quasímodo e Esmeralda, de "Notre Dame de Paris"; e Gwyplaine, de "Gwyplaine, o Homem que Ri".
"Victor Hugo, Onde Você Está?" é dividido em duas partes, uma apresentada aos sábados e outra aos domingos.
A primeira, "A Miséria - O Mar Infinito", tem como tema a igualdade e narra o começo dos três romances. Na segunda, "O Caminho das Barricadas e o Xale da Nova República", os personagens estão em busca de liberdade.
"São barricadas que duram séculos e representam não só a luta dos personagens, mas do próprio Ventoforte, que há 30 anos é um teatro de resistência, imaginativo e abrangente para todo o tipo de público", afirma Krugli, 73.
Os festejos do grupo incluem o Prêmio Tempo Ventoforte, iniciativa criada para homenagear 12 companhias e 12 personalidades que se destacaram no cenário teatral nos últimos 15 anos. Serão entregues troféus criados pela ceramista Lígia Catunda: um pote de sementes para grupos e uma árvore para personalidades. (VS)


VICTOR HUGO, ONDE VOCÊ ESTÁ?.
Dramaturgia e direção: Ilo Krugli. Com: grupo Ventoforte. Onde: teatro Ventoforte (r. Brigadeiro Haroldo Veloso, 150, Itaim Bibi, tel. 3078-1072). Quando: reestréia hoje; sáb., às 21h, e dom., às 20h. Quanto: R$ 10 (ingresso de sábado vale também para domingo). Até 30/5.



Texto Anterior: Teatro: Renato Borghi sintetiza produção brasileira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.