São Paulo, quarta-feira, 08 de junho de 2005

Próximo Texto | Índice

CINEMA

Festival universitário reúne curta de Humberto Mauro e "O Lençol Branco", que competiu em Cannes neste ano

Cinemateca exibe jovens premiados

DA REPORTAGEM LOCAL

O melhor da décima edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário, no Rio de Janeiro e Niterói, pega a ponte aérea e desembarca hoje na telona da Sala Cinemateca.
Até domingo serão exibidos os vencedores em curta e em vídeo do evento, além de haver uma sessão retrospectiva em comemoração dos dez anos do festival.
Um dos destaques é o curta "Sangue Mineiro", de Humberto Mauro, precursor da produção brasileira. O filme tem exibição hoje, seguida de debate sobre o livro "Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte", com os pesquisadores Adilson Inácio Mendes e Pedro Plaza Pinto.
Os trabalhos dos jovens universitários têm mídias e temas diversos, indo desde a exploração da realidade e da cultura nacionais até a pesquisa de linguagem e estéticas diferentes.
O "Programa Expressão Poética", por exemplo, vai exibir "O Lençol Branco", de Juliana Rojas e Marco Dutra (ECA-USP), que foi exibido na mostra Cinéfondation, no Festival de Cannes deste ano.
Já na retrospectiva de contribuição técnica, dedicada a filmes mais ousados, há "A Grade" (1997), trabalho de Philippe Barcinski anterior ao seu superpremiado "Palíndromo" (2001).


10º Festival Brasileiro de Cinema Universitário
Quando:
de hoje ao dia 12, das 14h às 20h
Onde: Sala Cinemateca (lgo. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, tel. 5084-2177, ramal 210)
Quanto: grátis (veja a programação em www.cinemateca.gov.br)


Próximo Texto: Teatro: "Camila Baker - A Saga Continua" volta em sala reformada em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.