São Paulo, quinta, 8 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Exposição na Casa Fuji apresenta fenômenos ligados à imagem fotográfica
'Olho Mágico' revela mundo da óptica

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

Quem comparecer à Casa da Fotografia Fuji encontrará em exposição o "Projeto Olho Mágico". Por meio da exibição de uma série de equipamentos ópticos, ele pretende estimular a investigação científica, despertando o interesse pela fotografia.
Na mostra, ao utilizar as janelas de caixas que funcionam como "olhos mágicos", o observador entra no universo da óptica, conhecendo suas temáticas, apresentadas em "estações".
Entre elas, a "Imagem dos Eus", com jogos de espelhos planos, côncavos e convexos e a incidência de feixes de luz. De repente, o visitante vê sua imagem refletida de diversas formas.
Na "Câmara Escura", você pode vivenciar o princípio da câmera fotográfica, vendo sua imagem refletida inversamente (na saída, uma olhada numa câmera lambe-lambe complementa a experiência).
A estação "Luzes e Cores" exibe a decomposição da luz e a teoria das cores, explicando como é feita a impressão nos filmes, na revelação e na reprodução dos negativos.
Em "Olho Humano" mostra-se a constituição de um olho. Diferentes lentes apresentam os efeitos da miopia e da hipermetropia.
Além das estações, há vários instrumentos curiosos, como a luneta de Galileu e a lupa estereoscópica. As experiências ópticas continuam com a apresentação de um vídeo produzido pelo Senac.
O "Olho Mágico" é realizado em parceria com a Laborciência, empresa responsável pelo projeto "Ciranda da Ciência".

Exposição: Projeto Olho Mágico
Onde: Casa da Fotografia Fuji (av. Vereador José Diniz, 3.400, tel. 5091-4055, Campo Belo, região sudoeste da cidade)
Quando: seg. a sex., das 9h às 19h; sáb., das 13h às 17h; até 11 de novembro
Quanto: grátis



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.