São Paulo, Terça-feira, 09 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Índice

CINEMA
Vídeo de Adriana Komives mostra esporte como ilusão social
MIS exibe documentário sobre futebol "para francês ver"

JOSÉ GERALDO COUTO
da Equipe de Articulistas

O Museu da Imagem e do Som (MIS) exibe hoje, às 20h, o documentário em vídeo "A República do Futebol", de Adriana Komives.
O documentário é um média-metragem de 55 minutos produzido para a Aqui TV, emissora da região francesa da Aquitaine, que já o exibiu no ano passado.
Gravado no Rio de Janeiro no final de 1997, o vídeo mostra o universo dos garotos pobres que lutam por um lugar ao sol no futebol profissional.
O documentário tem três focos básicos. O primeiro, está nos depoimentos de adolescentes que participam de uma "peneira" no centro de treinamentos do Fluminense. O segundo, em um jogo entre Vasco e Flamengo no estádio do Maracanã. Por fim, há a conversa de bar entre a psicóloga Suzy Fleury e os jornalistas Cléber Machado, João Barbosa e Wander Pereira.
Adriana Komives, que mora há 13 anos na França, diz que se trata de um documentário "para francês ver", que mostra a paixão da juventude brasileira pelo futebol.
Mais do que isso, "A República do Futebol" mostra que o futebol oferece uma das últimas ilusões de ascensão social num país cada vez mais castigado pela exclusão dos pobres e miseráveis.
Nesse aspecto, é muito parecido com a primeira parte do magnífico documentário "Futebol", de Arthur Fontes e João Moreira Salles, embora num registro muito mais precário e despojado.
Adriana Komives, que vai negociar a exibição de seu vídeo em alguma emissora brasileira, está montando seu novo documentário, "Transoceano", realizado em parceria com Susana Kiurjian, sobre a busca de suas origens familiares na Hungria.

O quê: lançamento do documentário "República do Futebol", de Adriana Komives
Quando: hoje, às 20h
Onde: Museu da Imagem e do Som - sala Sony (av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 852-9197)
Quanto: entrada franca



Texto Anterior: Dia oferece muitas lembranças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.