São Paulo, Terça-feira, 09 de Novembro de 1999
Próximo Texto | Índice

CICLO
São 71 filmes em competição; estão programadas palestras, oficinas e retrospectivas até domingo
3ª Mostra MIS de vídeo começa hoje

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

A 3ª Mostra MIS de Vídeo começa hoje, às 19h30, no Museu da Imagem e do Som, com o lançamento do vídeo "Eu Não Posso Imaginar", de Lucas Bambozzi.
A partir de amanhã até domingo serão exibidos 71 trabalhos da mostra competitiva. Durante a mostra, também estão programadas palestras, retrospectivas de vídeos e oficinas. Os eventos começam às 14h.
"Eu Não Posso Imaginar" faz parte de uma trilogia de trabalhos que aborda o tema "Tormento" e que Lucas Bambozzi deverá desenvolver em mais dois trabalhos.
Cerca de 40% da obra foi feita em filmes super-8, que se integraram depois na produção totalmente digital, e com trilha sonora criada por Livio Tragtemberg.
Bambozzi é considerado um dos mais importantes pesquisadores brasileiros das novas linguagens e mídias e pertence à geração de artistas de vídeo dos anos 90.
Focalizando situações simples, como a moça que bebe cerveja em uma lanchonete e a visão em grande angular de uma estrada sem fim, Bambozzi cria pequenas histórias com sentido corrompido, as quais o espectador complementará com a imaginação.
Ao refletir as inquietações em torno das sensações transcritas pelas imagens, o artista fica mais próximo das artes plásticas do que propriamente do cinema.
Um dos méritos do evento do MIS é mostrar a produção da novíssima safra de videomakers, em que se destacam trabalhos que buscam novas linguagens.
Um bom exemplo é "Mundança - Trem dos Mendigos", de Alexandra Lima, que renova a linguagem do documentário ao abordar os trens, que transportam os mendigos expulsos das cidades do interior de São Paulo.
Camilo Cavalcante, do Recife, é um forte concorrente com a ficção "Leviatã". Na visão de um nordestino, há imagens de São Paulo tão opressivas que até os paulistanos desconhecem.


Próximo Texto: Artes Plásticas: Cabelo expõe abismos surreais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.