São Paulo, sábado, 10 de julho de 2004

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MÚSICA

Rapper carioca realiza show hoje no Sesc Pompéia após excursão bem-sucedida que passou por Portugal e Espanha

BNegão volta "enxugando" sucesso europeu

Greg Salibian/Folha Imagem
O rapper BNegão, que se apresenta na Sesc Pompéia com De Leve e os Seletores de Freqüência


ALEXANDRE MATIAS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O próprio BNegão dá a receita: "Esse som é sobre a ciência da persistência versus a preguiça e a descrença/ Paciência é a sapiência do espírito/ Viver no presente é a chave para seguir bem na viagem/ Evita desgaste desnecessário durante seu itinerário no planeta", ele rima sobre a base afro-funk de sua banda, os Seletores de Freqüência, e resume, logo no começo da conversa, que ""o processo é lento" é a melô do disco", ri, citando o refrão de uma das músicas de seu álbum de estréia, "Enxugando Gelo", como uma espécie de arma secreta.
"O disco segue na mesma cascudez do lançamento. Não perdeu impacto, só ganhou", continua o vocalista, que se apresenta hoje no Sesc Pompéia -a mesma noite ainda recebe a malandragem classe média falida do MC carioca De Leve.
Conhecido como o co-piloto do Planet Hemp, Bernardo (o BNegão) colhe diariamente os frutos de seu trabalho solo, que inaugurou o projeto "Outracoisa" (revista mais CD), idealizado por Lobão no final de 2003 e que já lançou álbuns do cantor Wander Wildner e de Mombojó.
"Já vendemos mais de 10 mil discos, que é metade da tiragem. Fomos eleitos o melhor disco de black music no Prêmio Dynamite, com mais de 40 mil votos on-line. E agora eu acabei de disponibilizar o disco inteiro em MP3 no site do Centro de Mídia Independente (www.midiaindependente.org)", contabiliza, sem medo da internet. "Eu nunca vou ser contra essas paradas de colocar música on-line. Muito do que eu consegui até agora começou com um carinha que baixou um MP3 para dar uma sacada no som."
Ele cita a recente miniturnê que fez pela península Ibérica há dois meses como exemplo. "Fizemos um show no Porto, em Portugal, e todo mundo sabia cantar todas as músicas. As pessoas pediam coisas pelo nome, como "Dorobo" [parceria de BNegão com o rapper Sabotage, morto em 2003] porque conheciam o disco depois de ter feito o download", lembra, "e no show que fizemos no festival Brasil Noar, em Barcelona, as pessoas foram ao show porque ouviram o disco na internet".
A apresentação garantiu o maior público na história de cinco anos do festival, cuja edição de 2004 ainda teve o DJ Xerxes, o grupo de VJs Embolex e o trio Domenico + 2 ao lado dos Seletores de BNegão. "Isso num lugar em que o ingresso custa 12 euros!", sublinha.
A viagem garantiu outros trunfos ao rapper xamã: "Fechamos a distribuição do disco na Espanha, com o pessoal da Ojos de Brujo, e em outubro voltamos para tocar no Womex, na Alemanha, que é um festival voltado para produtores que trabalham com música global", conta. "Além disso, estou fechando o lançamento do disco na Inglaterra, que virá encartado numa revista chamada "Jungle Drums"."
Enquanto isso, seguem os trabalhos no Brasil. "Eu nem devia falar isso, mas vamos lá: o Instituto [coletivo de produtores de São Paulo] está fazendo a continuação do disco de estréia deles, que era o "Coleção Nacional". O novo disco se chamará "Coleção Internacional" e terá vários artistas gringos. Um deles é o Tony Allen, baterista do Fela Kuti que tocou no Fórum Cultural e que gravou umas bases com os caras para duas músicas: uma terá os vocais do Mamelo Sound System e a outra fica comigo", afirma.
Ele também gravou vocais para a trilha sonora do filme "Narradores de Javé", parceria do mesmo Instituto com o DJ Dolores, e idealiza a trilha do próximo documentário de Silvio Tendler, sobre o geógrafo Milton Santos (morto em 2001).
"Não tou dizendo que é fácil", retorna a letra de "O Processo É Lento", "tem que trabalhar, trabalhar feito um operário/ Só que sem horário".

DE LEVE E BNEGÃO & OS SELETORES DE FREQÜÊNCIA. Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, esquina com a r. Barão do Bananal, Pompéia, região oeste, tel. 3871-7700). Quando: hoje, às 20h30. Quanto: R$ 5 e R$ 15.


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