São Paulo, domingo, 11 de março de 2007

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Especialista trabalhou no Teatro atrimônios

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com passagem pelo estúdio de restauro do Masp nos tempos de Pietro Maria Bardi, Nilva Calixto voltou-se, a partir dos anos 80, para prospecções e projetos de restauro em grandes patrimônios artísticos, sobretudo sacros.
Foi a responsável pelas especificações técnicas do restauro do Teatro Municipal de São Paulo, em 1987. Aprovou a troca de detalhes artísticos, refez dourações e subiu em andaimes para restaurar as pinturas pregadas na abóbada do teatro. "Aquilo balançava como um navio em alto mar", lembra.
O histórico conjunto do mosteiro beneditino de Sorocaba também solicitou seus serviços. A restauração das estruturas de paredes e assoalhos já foi iniciada; Calixto intervém numa segunda fase.
No mosteiro de São Bento da capital, onde, antes dela, não havia notícia de presença feminina na clausura, seu trabalho mais delicado entre mais de 50 restauros foi trazer novamente à vista as figuras dos arcanjos Miguel e Rafael pintadas pelo monge holandês Adelbert Gresnicht (1877-1956), na capela abacial, antes sob uma camada de repintura.
Entre 1990 e 1992, restaurou 12 gigantescas telas, algumas quase em tiras, do pintor colonial Jesuíno do Monte Carmelo, pertencentes à Igreja Matriz de Itu (SP).
Além de ter feito cursos de restauro no exterior, Nilva é artista plástica formada pela USP. Para a igreja de Águas de Santa Bárbara (SP), por exemplo, pintou oito grandes telas em "estilo neo-Beuron". (AM)


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