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Especialista trabalhou no Teatro atrimônios
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Com passagem pelo estúdio de restauro do Masp
nos tempos de Pietro Maria Bardi, Nilva Calixto
voltou-se, a partir dos
anos 80, para prospecções
e projetos de restauro em
grandes patrimônios artísticos, sobretudo sacros.
Foi a responsável pelas
especificações técnicas do
restauro do Teatro Municipal de São Paulo, em
1987. Aprovou a troca de
detalhes artísticos, refez
dourações e subiu em andaimes para restaurar as
pinturas pregadas na abóbada do teatro. "Aquilo balançava como um navio
em alto mar", lembra.
O histórico conjunto do
mosteiro beneditino de
Sorocaba também solicitou seus serviços. A restauração das estruturas de
paredes e assoalhos já foi
iniciada; Calixto intervém
numa segunda fase.
No mosteiro de São
Bento da capital, onde, antes dela, não havia notícia
de presença feminina na
clausura, seu trabalho
mais delicado entre mais
de 50 restauros foi trazer
novamente à vista as figuras dos arcanjos Miguel e
Rafael pintadas pelo monge holandês Adelbert
Gresnicht (1877-1956), na
capela abacial, antes sob
uma camada de repintura.
Entre 1990 e 1992, restaurou 12 gigantescas telas, algumas quase em tiras, do pintor colonial Jesuíno do Monte Carmelo,
pertencentes à Igreja Matriz de Itu (SP).
Além de ter feito cursos
de restauro no exterior,
Nilva é artista plástica formada pela USP. Para a
igreja de Águas de Santa
Bárbara (SP), por exemplo, pintou oito grandes
telas em "estilo neo-Beuron". (AM)
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