São Paulo, sábado, 11 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Depois de cinco meses de reforma, centro é reinaugurado hoje, dando destaque a tecnologia e popularização

Instituto Itaú Cultural ganha vida nova

Ormuzd Alves/Folha Imagem
A nova fachada do Itaú Cultural


ALEXANDRA MORAES
DA REDAÇÃO

Maior e bem mais moderno, o Instituto Itaú Cultural reabre hoje, às 11h, com a intenção de se destacar entre os muitos centros culturais bancários espalhados pela avenida Paulista.
Nascido em 1987, aberto ao público em 1989 e funcionando no atual espaço desde 1995, o Itaú Cultural comemora um ano sob a gestão da empresária Milú Villela, atual presidente da instituição. Milú comandou a reforma e enaltece a nova relação que o instituto deve estabelecer com o público. "Esse prédio foi concebido para fazer pesquisa; era um prédio fechado, que não tinha diálogo com a Paulista", afirma, contabilizando um milhão de passantes diários pela avenida. O estabelecimento desse "diálogo" se deve tanto a uma nova entrada para o prédio, diretamente na avenida (antes, a entrada ficava na rua Leôncio de Carvalho), como à maior divulgação dos apenas cem metros que separam o instituto da estação Brigadeiro do Metrô, por meio de folhetos de programação.
A popularização física vem acompanhada por inovações tecnológicas quase ficcionais, como o espaço Ponto Digital, "menina dos olhos" da reforma, criado pelo videomaker Marcello Dantas. Um imenso sofá coletivo acomoda espectadores de duas TVs de plasma e outras 24 de cristal líquido que exibirão a programação de canais de várias partes do mundo. Computadores estarão à disposição do público, bem como uma midiateca com títulos de CDs e DVDs, e as informações veiculadas por tanta tecnologia serão determinadas periodicamente, focalizando temas específicos. Abre-se com "Lugar".
Para Milú, no entanto, a maior novidade não é a parte física, mas a popularização. "Já havia programação de pesquisa, memória da arte, a Enciclopédia de Artes Visuais... o que estamos fazendo é tornar o Itaú Cultural acessível a todos os gostos, a todas as artes, a todos os segmentos sociais. E com a referência do metrô, abrindo espaço para a Paulista, fazendo com que ninguém tenha medo de entrar; é um espaço público, tudo aqui é grátis", entusiasma-se.
A programação conta com eventos sobre literatura ("Esquina da Palavra", que ganha versões para jovens e crianças), música, dança e teatro, que serão levados também à periferia. "Tudo passa pela educação. Temos o projeto de trabalhar com multiplicadores da inserção digital, líderes de periferia que queiram fazer o nosso curso de inserção digital. Queremos trabalhar a cultura e o social juntos. Quem tem Lei Rouanet eticamente não pode trabalhar a cultura separado do social."


ITAÚ CULTURAL - abertura hoje, às 11h, para convidados. Onde: av. Paulista, 149, tel. 3268-1776. Quando: de ter. a sex., das 10h às 21h; sáb. e dom., das 10h às 19h. Quanto: entrada franca.



Próximo Texto: Veterano e novatos estão em mostras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.