São Paulo, domingo, 11 de novembro de 2001

Próximo Texto | Índice

Em "Poesia e Canto", orquestra leva ao palco, hoje e dia 18, 26 canções de poemas infantis

Sinfonia de brinquedo

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

O público infantil está convidado a ouvir música sinfônica. Mas não é música de bocejar. É coisa bonita, feita para criança, hoje e no próximo domingo, às 11h, no Sesc Belenzinho.
"Poesia e Canto" é um espetáculo em que a Sinfonia Cultura, sob a regência de Acchile Picchi, transfere para o palco 26 canções que compõem os livros "Clave de Lua" e "Garranchos".
Os dois livros trazem poemas infantis de Leo Cunha e Francisco Marques. Trazem ainda, cada um, um CD com parte desses poemas musicada por Renato Lemos. Aliás é Lemos quem assina a direção musical do concerto.
Um aviso para os pais: o espetáculo é inteligente e escapa dos padrões da música infantil pasteurizada. Não tem nada a ver com os shows em que gente famosa da TV simplifica ao máximo as harmonias e parte do pressuposto que a atenção da criança só pode ser retida com refrões e muita cadência de percussão.
A equipe responsável pelo espetáculo do Sesc Belenzinho já tem tradição na área. Luiz Macedo e André Abujamra, dois outros compositores, são os autores da trilha do "Castelo Rá-Tim-Bum", a série infantil da TV Cultura.
"Cabe tudo, numa tuba. Cabe um gato, cabe um sino, um sapato e um menino." No meio da orquestra, levanta-se o tubista com seu instrumento metálico, de boca imensa e um som bem grave. Alex Ribeiro e Letícia Belo é que cantam as letras.
Há instrumentos que normalmente uma orquestra sinfônica não usa, como o sintetizador, a bateria e o bandolim.
Mas ela própria, a orquestra, transforma-se de certo modo em personagem dos poemas infantis pela sonoridade particular de cada solista ou naipe de instrumentos. O fagote, por exemplo, faz o papel de palhaço.
O lado artes plásticas do espetáculo fica por conta das ilustrações que Eliardo França fez para os dois livros, que foram encomendados e editados pela Paulinas. É um trabalho de um figurativismo refinado. Provavelmente Amedeo Modigliani teria feito algo no gênero se tivesse sido ilustrador de livros infantis.


POESIA E CANTO - concerto com a Sinfonia Cultura, regida por Acchile Picchi; direção musical de Renato Lemos, com canto de Alex Ribeiro e Letícia Belo, acordeom de Gabriel Levi e bonecos de Chico dos Bonecos. Hoje e dia 18, às 11h, no Sesc Belenzinho (av. Álvaro Ramos, 991, tel. 6605-8143). Ingresso: R$ 5 ou R$ 2,50 para estudantes, aposentados e usuários matriculados. Entrada franca para comerciários e crianças até 12 anos



Próximo Texto: Giro gourmet - Josimar Melo: Escolha a trilha sonora para seu almoço
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.