São Paulo, quinta-feira, 13 de maio de 2010

Próximo Texto | Índice

Mostra reúne premiados do Marcantonio Vilaça em SP

Eduardo Berliner e Henrique Oliveira são dois destaques

Divulgação
Quadro de Henrique Oliveira que está agora na mostra de premiados do Marcantonio Vilaça no Ibirapuera

DA REPORTAGEM LOCAL

É uma pintura mais sintética e materializada no espaço que aparece com força no recorte de vencedores da última edição do prêmio Marcantonio Vilaça.
Já bastante conhecidos, Eduardo Berliner e Henrique Oliveira dominam a mostra que está agora no MAC-Ibirapuera.
Na levada mais sintética, Berliner mostra nesse conjunto de pinturas que soube enxugar o volume de referências que apareciam em seus primeiros trabalhos. Junto de sua tela mais antiga, expõe agora quadros que partem da observação de uma única (e bizarra) cena.
Surge no horizonte uma torre de aeroporto abandonada, um momento banal do piloto na cabine do avião. No lugar da montagem, Berliner experimenta agora o retrato instantâneo desse seu mundo tão real que parece de mentira.
No espaço, Oliveira volta a suas composições com chapas de compensado e madeira bruta, mas contrapõe a elas o brilho de suas telas. São pinceladas grossas e seus contornos, silhuetas líquidas que contrastam com a casca suja do entulho que usa nas instalações.
Outros vencedores, Armando Queiroz, Rosana Ricalde e Yuri Firmeza seguem poéticas individuais. Queiroz, revelado agora, faz uma obra de forte senso histórico, explorando questões do Pará, onde nasceu.
Ricalde trabalha abstrações com mapas de versos e recortes de atlas. Arranca mares e rios num deles, enquanto no outro elimina as massas terrestres.
(SILAS MARTÍ)


MARCANTONIO VILAÇA

Quando: ter. a dom., das 10h às 18h
Onde: MAC-Ibirapuera (pq. Ibirapuera, portão 3, tel. 5573-9932)
Quanto: entrada franca




Próximo Texto: Crítica/"Simplesmente Eu, Clarice Lispector": Beth Goulart personaliza e dá vida a Lispector em monólogo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.