UOL


São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

ARTE DIGITAL

Bits e matéria se encontram no File 2003

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto pipocam novas discussões sobre o que é ou não arte dentro da novíssima cultura digital, por aqui, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica dá início hoje à sua quarta edição.
Em cerca de dez anos de vida (comercial), a internet já é responsável por exibir, difundir e incentivar a maior fatia dessa produção, incluídos aí os webfilmes, os hipertextos, as animações em flash e a própria webarte.
E o File, que acontece neste ano no Paço das Artes e no Centro Brasileiro Britânico, tem ainda um pé na internet (www.file.org.br). Lá, podem ser "visitadas" as obras e conhecidas as cerca de 72 horas de produção musical eletrônica disponível dentro da seção Hipersônica, que deixa de ser apenas virtual e ganha materialidade, no próximo sábado.
Híbridos entre o material e o digital, destacam-se as instalações "Stream", do inglês Simon Biggs, que questiona nossa singularidade no mundo, e "Trans U", máquina de criação de paisagens sonoras que une tecnologia e elementos da natureza. (DA)


FILE 2003. Onde: Paço das Artes (av. da Universidade, 1, Cidade Universitária, tel. 3814-4832). Quando: abertura hoje, às 20h; de ter. a sex., das 11h30 às 18h; sáb. e dom., das 12h30 às 17h30; até 24/8. SYMPOSIUM. Quando: de 19 a 23/8. Onde: Centro Brasileiro Britânico (r. Ferreira de Araújo, 741, 3º andar, tel. 3038-6930). Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: Los Carpinteros desenham e modelam espaço
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.