São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista japonês Nobuo Mitsunashi esculpe o Brasil com açúcar e café

DA REPORTAGEM LOCAL

Junte 300 quilos de açúcar, 70 quilos de café e 30 dúzias de ovos. O resultado é a instalação que o japonês Nobuo Mitsunashi criou para sua nova exposição no Brasil, em cartaz na galeria Deco.
"Essa é minha visão do Brasil, um país que mistura raças, gostos e odores", disse o artista plástico à Folha.
A arte japonesa tem uma personalidade bastante marcante. Em geral, ela é simples e bastante formal. Assim são as obras que Mitsunashi apresenta. Com os 70 quilos de café, ele criou 16 cones que ficam suspensos no ar, apenas prensados. "Se alguém tocar nos cones, eles se desmancham", conta Mitsunashi.
Já com o açúcar e as claras dos ovos, o artista japonês montou um grande cone. Esse formato é uma das marcas registradas de Mitsunashi. Em 1991, ele apresentou uma série de cones de cerâmica na 21ª Bienal de São Paulo que agora estão em exposição na Pinacoteca do Estado.
Em 1995, ele voltou ao Brasil para exibir obras no Museu de Arte Contemporânea, que fazia uma mostra de artistas japoneses.
Tanto na Europa como no Japão, Mitsunashi desenvolve "fieldworks", instalações ao ar livre, feitas com materiais orgânicos, como flores, rochas e terra, sempre em pequenas dimensões. "Quero ampliar essas obras e me tornar um Christo também", brinca, lembrando-se do artista búlgaro-americano Christo. (FCY)


Exposição: Nobuo Mitsunashi Quando: até 16/10, das 10h às 22h Onde: galeria Deco (r. dos Franceses, 153, São Paulo, tel. 289-7067) Quanto: entrada franca; obras de US$ 1.000 a US$ 3.000

Texto Anterior: Gilda revela seu diário colorido
Próximo Texto: Música: Mawaca mapeia a música do planeta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.