UOL


São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 2003

Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Precursor da eletrônica brasileira, músico de São Paulo apresenta em show único seu novo disco, "A Música Toca"

Loop B soma MPB a seu tecno-rock industrial

Divulgação
O músico Lourenço Brasil, mais conhecido como Loop B, que mostra pela primeira vez seu novo disco, "A Música Toca", em show hoje no Sesc Pompéia


DA REPORTAGEM LOCAL

A música eletrônica toca hoje no Sesc Pompéia, mas não só ela. Loop B, 49, mostra pela primeira vez seu novo disco, "A Música Toca", em que ele assimila como nunca elementos de música brasileira em seus hábitos de criador de tecno e rock industrial.
"A Música Toca" é fruto, em parte, da convivência recente de Loop B (ou melhor, Lourenço Brasil) com músicos como os baianos Rebeca Matta e Moisés Santana, o paraibano Chico César e a pernambucana-paulistana Stela Campos, entre outros.
Todos eles participam do disco, como co-autores e/ou convidados especiais, em canções que se utilizam de baião, samba e outros gêneros brasileiros. É a grande novidade de "A Música Toca", em relação aos pesados trabalhos anteriores de Loop B.
O que antes era pura dissonância industrial agora se envolve por ritualismo afro-brasileiro, em "Coqueiro" (com Chico César e Rebeca Matta), "Sobe Ladeira" (com Renata Mattar), "Passa por Aqui" (com Gigi Trujillo e Sérgio Turcão), "O Mar Levou" (com Moisés Santana) etc.
As referências continuam cruzadas: cantada por Lourenço com Márcia Nunes, "Vivendo a Vida" remete à vanguarda paulistana de Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção, outra das fontes construtoras do imaginário áspero do artista.
De resto, "A Música Toca" deixa brilhar a percussão iconoclasta que é marca fundamental do imaginário de Loop B e costuma comparecer em peso em seus sempre estranhos shows.
A ficha técnica do CD é show à parte, quando descreve os instrumentos percutidos por Loop B: placa de trânsito, geladeira, tanque de Chevette, monitor de computador, churrasqueira, máquina de lavar Brastemp, tanque de caminhonete, porta de carro, furadeira.
São os de costume, mas agora Lourenço avança rumo ao pop e à MPB, reunindo time azeitado de músicos e instrumentos tradicionais como violão, flauta, baixo, piano, guitarra, berimbau, pífano, congas, violoncelo, teclado etc.
É música eletrônica orgânica, pois, o que aproxima Loop B do passado (de Arrigo Barnabé ao mangue beat) e do futuro, alguma coisa que ainda não conhecemos.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


A Música Toca     Artista: Loop B Lançamento: Outros Discos Quanto: R$ 28, em média

A MÚSICA TOCA - Show de Loop B. Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, Pompéia, tel. 3871-7700). Quando: hoje, às 21h. Quanto: R$ 12.



Próximo Texto: Erudito: "Melodia da fala" de ópera tcheca desafia a barreira linguística
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.