São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 2002

Texto Anterior | Índice

ARTES CÊNICAS

Teatro X dá início a mostra "radiográfica"

PEDRO IVO DUBRA
DA REDAÇÃO

Tem início hoje, alongando-se até 14/12, a mostra "Radiografia (X) de um Teatro Vivo", no Estúdio Teatro X, na praça Roosevelt. No vizinho Espaço dos Satyros, em setembro, aconteceu movimentação parecida. Por lá, entretanto, as atividades estavam programadas para ininterruptas 72 horas.
O conceito do evento, excetuado o tempo despendido, é semelhante ao do teatro próximo. Peças teatrais dividirão espaço com debates, shows e exposições de artes plásticas.
Às 20h, o grupo Teatro Ventoforte inaugura a programação, mostrando um repertório de canções originais de espetáculos seus. Toda segunda-feira, apresenta-se um novo conjunto. Entre eles, nas próximas semanas, estão a Cia. do Latão e o Folias d'Arte.
A partir de amanhã é a vez de a peça "Os Camaradas" ser encenada. Elogiada no último Festival de Teatro de Curitiba, a montagem da catarinense Cia. Carona de Teatro narra as dificuldades de um casal desempregado. Faz somente três apresentações.
Eixo central da mostra é a comemoração do fechamento da intitulada Trilogia do Sangue. O Teatro X, fundado em 98, montou três espetáculos calcados em mitos gregos, tratados em abordagem contemporânea. "Espólio", "A Falha Trágica" e "Prometeu Enjaulado" são ora seguidos por shows, ora por debates. No último dia, 14/ 12, a companhia mostra "Cidadão de Papel", inspirado na obra de Gilberto Dimenstein.
Entre os participantes das mesas-redondas, estão Ignácio de Loyola Brandão, Claudia Schapira, Aimar Labaki, Fernando Peixoto, Sebastião Milaré, Gianni Rato, Antonio Abujamra, Alberto Guzik, Silvana Garcia, Roberto Lage, Mário Bortolotto e Kil Abreu.
"Chamamos essas pessoas de "chapas do x". Chapa, radiografia, X, todas essas palavras fazem uma analogia com a questão de ver o teatro por dentro, com profundidade", afirma Régis Santos, 32, um dos três curadores da mostra. A programação completa pode ser obtida pelo tel. 3231-0178.

Texto Anterior: Música: O que nos leva além das meras paixões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.