UOL


São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2003

Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA

Exposição no Memorial da América Latina apresenta cem retratos do suíço Jean-Claude Wicky na Bolívia

Fotos revelam cotidiano de mineradores

Jean-Claude Wicky/Divulgação
Fotografias que integram a exposição "Todos os Dias a Noite -Mineiros da Bolívia", de Jean-Claude Wicky


DA REDAÇÃO

O suíço Jean-Claude Wicky passou dias nas profundezas da terra. Na escuridão, conviveu com mineiros, mulheres, velhos e crianças. A partir de amanhã, no Memorial da América Latina, o público pode conferir o resultado desse trabalho na mostra "Todos os Dias a Noite - Mineiros da Bolívia", que inclui cem fotos de trabalhadores mineiros bolivianos.
Além de registrar o depoimento dos personagens que vivem no interior das minas, o objetivo de Wicky era o de retratar a umidade, o calor, a falta de oxigênio, a escuridão e outros aspectos desses lugares em que homens desafiam suas próprias vidas em busca de riquezas.
Nos últimos 15 anos, o fotógrafo realizou incursões pelos labirintos e montanhas dos Andes para conviver com os trabalhadores. Passou pelos acampamentos bolivianos de Colquiri, Viloco, Século 20 e Chorolque, que ficam longe dos centros urbanos, e surgiram com a exploração de minérios ao redor das minas.
Durante uma de suas viagens, Jean-Claude Wicky esteve na mina de Potosi, onde também visitou Comibol (corporação mineira da Bolívia). Lá, encontrou e conversou com trabalhadores mineiros. Saiu do local emocionado e prometeu fazer um ensaio sobre as minas e seus personagens. Wicky também retrata divindades consideradas protetoras dos homens, como El Diabo.
Dez anos depois da promessa, o fotógrafo esteve na Bolívia entre 1984 e 2001. Em cada viagem, permaneceu de quatro a oito semanas e visitou cerca de 30 minas.

TODOS OS DIAS A NOITE - MINEIROS DA BOLÍVIA. Exposição fotográfica do suíço Jean-Claude Wicky. Onde: Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. 3823-4600). Quando: hoje, às 19h30 (para convidados); a partir de amanhã, de ter. a dom., das 9h às 18h. Até 1º/6. Grátis.


Próximo Texto: Artes: Exposições inauguram nova sede do Centro da Cultura Judaica
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.